Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Cepromat adota software livre e gratuito para automatização do inventário de seus computadores

O Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), acaba de adotar o OCS Inventory, um software livre e gratuito como ferramenta de apoio para gerenciamento da configuração dos computadores que integram a rede da empresa, bem como todos os softwares instalados nos mesmos.


OCS Inventory é um programa que analisa o hardware e o software das máquinas ligadas à rede e cria um inventário completo, indicando se houve alguma modificação como remoções, paralisação de algum dispositivo, instalação de programas, etc. Tudo sem que o usuário da seja incomodado enquanto opera a máquina.

A ferramenta também possibilita gerenciar instalações de qualquer programa pela rede com a distribuição segura de scripts para cada estação ligada ao servidor, sem que o usuário precise executar qualquer operação.

Hoje a previsão de melhorias nos computadores (upgrades) e substituição dos equipamentos no Cepromat já são planejadas com base neste inventário automatizado, onde é possível identificar todos os equipamentos da rede e os que já estão defasados em capacidade de memória, armazenamento e processamento para uma determinada função. Este inventário possibilita a empresa avaliar e planejar remanejamentos de computadores conforme a demanda, por exemplo, ao se adquirir novos computadores de maior capacidade para a área de desenvolvimento de software, os equipamentos substituídos desta área são remanejados para outras áreas para substituir outros de menor capacidade viabilizando assim a propagação da melhoria de recursos computacionais por ondas ou efeito em cascata, ou seja, a melhoria numa área dispara melhorias em outras áreas também.

Para o Diretor de Operações do Cepromat, Marcos Ueda, a implantação da nova ferramenta é essencial para um melhor gerenciamento da rede. “Na administração de uma rede composta de centenas de microcomputadores e servidores de diversos portes, torna-se impossível manter atualizado o inventário de configuração e softwares instalados sem a automatização, pois sem o uso deste tipo de ferramenta, as constantes aquisições, mudanças de configuração e instalação de softwares não têm como serem rastreadas e inventariadas em virtude do grande volume e rapidez destas atualizações. O OCS Inventory está nos possibilitando mapear e gerenciar a rede de forma automatizada. É uma nova realidade!”, ressaltou Ueda.

Se o gerenciamento da configuração dos computadores em si já é uma grande dificuldade sem automatizar, o gerenciamento de todos os softwares instalados torna-se ainda mais difícil e neste caso também o OCS Inventory permite inventariar os softwares automaticamente viabilizando a gestão de manutenção, upgrades e aquisições.

A implantação do OCS Inventory além de atender os requisitos de funcionalidades que a ferramenta contempla também vem ao encontro da política de redução de custos do Governo do Estado já que a aquisição do software é gratuita independente do número de computadores.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet