Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Multifeira

Feira Internacional traz produtos de 26 países a Cuiabá

Foto: Thalita Araújo/OD

Louças da Turquia

Louças da Turquia

Um espaço onde os cuiabanos podem encontrar produtos de outros estados brasileiros e de mais 26 países. Essa é a Multifeira Internacional, com 89 estandes, cerca de 200 expositores e muita novidade interessante nas áreas de artesanato, decoração e moda. A feira teve início no último dia 3 e fica até o próximo domingo,12, das 16 às 23 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, prevendo um maior movimento neste feriadão de páscoa.


O mesmo evento, realizado por Carlos Alberto Pizani, da CAP Promoções, já existe em outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, dentre outras. É a primeira vez que acontece em Cuiabá. “Eu já conhecia a cidade, e gosto muito daqui. E vi que Cuiabá comportava a feira. As pessoas aqui gostam de sair com a família para ver artesanato”, diz Carlos.

Ainda com o movimento fraco nos primeiros dias, ele disse que foi um desafio trazer a Multifeira para a capital cuiabana, mas que a proposta é que retorne no ano seguinte, mantendo-se anual. “Espero que no próximo ano eu consiga mais apoio do município e do Estado para trazer uma feira maior ainda para Cuiabá”, diz Carlos.

A feira está dividida entre as exposições internacionais, as nacionais e ainda tem um espaço voltado apenas para expositores mato-grossenses. Conta também com praça de alimentação com muita comida regional e espaço para divertir as crianças enquanto os pais fazem suas compras.

Todos os expositores dos países de fora vêm junto, ficando em seus estandes, acompanhando as vendas. Há uma equipe brasileira que os acompanha, para fazer a comunicação com o público e realizar as vendas.

Alex Ndaka é africano, do Kênia, e é a primeira vez que vem a Mato Grosso. Ele já expôs algumas outras vezes em outros lugares do país e, daqui, já parte para outra exposição no Rio de Janeiro. Seus produtos são todos confeccionados por sua família, na África. São objetos para a casa, utilitários, decoração e acessórios de beleza, feitos com vários tipos de madeira, pedra kisii (um tipo de pedra africana), chifre de veado e osso de camelo.

Outra exposição que tem encantado os visitantes, é a do Peru, cheia de cores, dourados, madeira talhada, cheia de pinturas e espelhos, com um toque do estilo barroco. A expositora peruana Úrsula Tolentino diz que a feira ainda precisa de mais visitantes. Ela mostra suas mandalas antigas, pré-colombianas, as máscaras de cobre, os enfeites de porcelana e as diversas flautas, instrumento que não falta às músicas tradicionais da cultura peruana. 

Já acostumados a expor nas grandes metrópoles brasileiras, a maioria dos expositores internacionais queixou-se do movimento ainda fraco, como o paquistanês Bilweni, que comercializa produtos de Dubai. Ele diz que sabe que aqui tem muitas pessoas com poder aquisitivo, e que a cidade é muito quente. E acha que as chuvas diárias durante a semana e o clima mais ameno fizeram com que as pessoas ficassem mais em casa nas horas vagas. “Acho que nesse final de semana o movimento vai ser muito bom”, disse Bilweni. Em seu estande, bijuterias banhadas a ouro, todas com design de Dubai), muitos tecidos, colchas e almofadas. Ele conta que depois do início da novela global “Caminho das Índias”, as brasileiras, que já compravam seus produtos, passaram a comprar mais ainda, inspiradas pela moda das personagens.

Cristais da Tunísia (Por Thalita Araújo)Muitos outros estandes deixam a feira mais colorida e culturalmente diversificada. Há imagens religiosas, esculpidas em madeira, vindas de Jerusalém; louças e taças de cristais com bordas banhadas a outro da Tunísia; louças de porcelana peculiarmente colorida da Palestina; lanternas cheias de vidros, metal e cores, da Turquia; roupas, acessórios e tecidos da Índia, e muito mais.

A Multifeira Internacional está aberta até domingo, de 16 às 23 horas, no Centro de Eventos do Pantanal. A entrada custa R$5,00. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet