Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Mundo

fé ecumênica

Milhares de peregrinos participam da procissão de Sexta-feira Santa em Jerusalém

Milhares de peregrinos católicos do mundo inteiro participaram na tradicional procissão de Sexta-feira Santa na Cidade Velha de Jerusalém que lembra a crucificação de Jesus, dois dias antes da Páscoa.


Os fiéis seguiram as 14 etapas da Via-Sacra, o caminho da cruz que Jesus percorreu antes de ser crucificado pelos romanos, de acordo com a tradição cristã.

Sob um sol forte, os cristãos, alguns dos quais carregando cruzes para lembrar o calvário de Cristo, cruzaram pelo caminho da Cidade Santa muçulmanos que se dirigiam à Esplanada das Mesquitas e judeus que iam orar no Muro das Lamentações.

A procissão começou em frente ao convento da Flagelação e terminou no Santo Sepulcro, considerado pela maioria dos cristãos o local de sepultura de Jesus.

Este lugar sagrado para os cristão fica na Cidade Velha de Jerusalém, no setor oriental da cidade, que Israel anexou depois de conquistá-lo dos árabes em 1967.

Representantes de duas grandes famílias muçulmanas de Jerusalém, os Nuseibeh e os Yudeh, que guardam as chaves do Santo Sepulcro desde o século 13, abriram suas portas nesta sexta-feira de madrugada para que os peregrinos pudessem orar.

Esta Sexta-feira Santa é a primeira desde à chegada do novo patriarca latino de Jerusalém, Fuad Twal, que substituiu Michel Sabbah, aposentado no ano passado, aos 75 anos.

A autoridade do patriarca latino de Jerusalém se estende aos territórios palestinos, Israel, Jordânia e Chipre.

A polícia israelense mobilizou reforços para evitar incidentes durante a procissão.

Leia mais

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet