Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

Número de vitórias decidirá campeão da F-1 a partir de 2009

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) definiu nesta terça-feira as mudanças no sistema de pontuação da F-1 e estabeleceu que o piloto com maior número de vitórias conquistará o título da categoria.


A mudança já vale para a temporada de 2009 e afeta apenas o Mundial de Pilotos, sendo que o Mundial de Construtores não será alterado. A ideia da entidade é valorizar o primeiro lugar na corrida e estimular as ultrapassagens.

Os pilotos continuarão recebendo os mesmos pontos por colocação: dez para o vencedor, oito para o segundo colocado, seis para o terceiro e cinco para o quarto, diminuindo um ponto por posição até o oitavo lugar.

O sistema de pontos, no entanto, valerá como critério de desempate e também definirá as outras posições no Mundial de Pilotos. "Se dois ou mais pilotos acabarem a temporada com o mesmo número de vitórias, o título será do piloto com maior número de pontos", explicou a FIA.

A entidade presidida por Max Mosley comunicou que o Conselho da FIA rejeitou a proposta
da Fota (associação das equipes) pela mudança na pontuação --os times haviam sugerido que o vencedor de cada corrida recebesse 12 pontos, com nove para o segundo colocado e sete para o terceiro. Do quarto ao oitavo lugar, permaneceria o sistema atual.

O Conselho, por sua vez, preferiu aceitar a proposta da FOM (Gerência da F-1), comandada por Bernie Ecclestone.

Ecclestone chegou a propor um "sistema olímpico", no qual medalhas de ouro, prata e bronze seriam distribuídas para os três primeiros colocados. O campeão seria aquele com maior número de ouros, como acontece nos quadros de medalhas das Olimpíadas. A ideia, porém, também foi rejeitada.

As propostas de mudança no sistema de pontuação ganharam força após o desfecho do Mundial-2008 da categoria, quando Lewis Hamilton foi campeão mesmo tendo uma vitória a menos do que o vice, o brasileiro Felipe Massa.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet