Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Praça homenageia um dos mais ilustres cuiabanos

Praça Presidente Eurico Gaspar Dutra(Praça Popular), fica no bairro Popular, no centro da primeira vila de casas populares de Cuiabá, foi construída na década de 40(entre 1945 e 1949), na gestão de um dos cuiabanos mais ilustres, o general e presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Na época, esse era um dos bairros mais distantes do centro da cidade. Hoje, com localização privilegiada pelo desenvolvimento, o Popular está entre duas das mais importantes avenidas da capital: Isac Póvoas e Dom Bosco.


Poucos anos antes de chegar ao cargo máximo do país, Eurico Dutra ocupou outras funções, entre as quais de Ministro da Guerra, sendo nela considerado o reformador do Exército Nacional, como era chamada a forma militar federal.

A partir de 1990, muitas moradias no entorno da Praça Popular foram transformadas em comércio, em especial bares e restaurantes, e o local se transformou em um importante Centro Gastronômico. Nas áreas vizinhas da vila grandes e luxuosos edifícios residenciais foram erguidos empregando grande valor monetário aos imóveis naquela região.

Em 2008, através de projeto desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU) e executado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com um empresário do bairro, a praça passou pela maior reforma de sua história. No piso as placas de concreto foram substituídas por blocos intertravados, que ajudam na permeabilidade do solo e a praça também ganhou um chafariz com jatos de água coloridos, playground, iluminação, reforma da quadra de esportes e novo projeto paisagístico.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet