Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Música

Maria Bethânia faz show em Cuiabá no próximo dia 30

Maria Bethânia faz show em Cuiabá no próximo dia 30
Com sua voz harmoniosa e suave, um dos grandes nomes da MPB, Maria Bethânia, estará em Cuiabá para um show inédito, cantando e interpretando canções de sucesso. O show será no dia 30 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, às 22 horas, uma realização de Mário Zeferino. Os ingressos podem ser adquiridos na Casa de Festas (65 3622-2566).


Em 2006, ano em que completou 60 anos de idade, a cantora foi a grande vencedora da 4° Edição do Prêmio TIM de Música, evento que homenageou Jair Rodrigues, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Faturou três categorias: Melhor Cantora de MPB, Melhor Disco de MPB (Que Falta Você Me Faz/Biscoito Fino, produzido por Moogie Canazio) e Melhor DVD (Tempo, Tempo, Tempo/ Biscoito Fino, dirigido por Bia Lessa).

Foi neste ano também que Maria Bethânia lançou simultaneamente dois discos que têm a água e a poesia como os fios condutores. Mar de Sophia (Biscoito Fino), inspirado na poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner, traz uma visão feminina sobre o mar, seus símbolos e a relação histórica com Portugal. Em Pirata (Quitanda), ela interpreta o universo folclórico e afetivo das águas dos rios e cachoeiras da própria infância na terra natal, Santo Amaro da Purificação.

Em novembro, a baiana iniciou a apresentação do show Dentro do Mar Tem Rio, no qual interpretava as canções dos dois discos. Dividido em dois atos, Bethânia começa o show com Canto de Nanã, do mestre Dorival Caymmi, e segue interpretando compositores clássicos como Tom Jobim (Praias desertas), Edu Lobo e Capinam (O tempo e o Rio), o mano Caetano (Onde eu Nasci Passa um Rio), entre vários outros, além de artistas contemporâneos como Ana Carolina e Jorge Vercilo (Eu que não sei quase nada do mar) e Vanessa da Mata (Sereia de Água Doce). No palco, Maria Bethânia faz o que mais gosta além de cantar, ao falar, com maestria, textos de Sophia de Mello Breyner, Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto e Fernando Pessoa.

A turnê fez tanto sucesso que se estendeu ao longo de todo o ano de 2007, desaguando sua música em vários estados do Brasil, além de Portugal, Espanha, Chile e Suíça, onde inaugurou uma nova sala dentro do tradicional Festival de Jazz de Montreux.

O ano de 2008 começa e, já em fevereiro, lança com a cantora cubana Omara Portuondo, ex-integrante do lendário grupo Buena Vista Social Clube, o CD Omara Portuondo e Maria Bethânia (Biscoito Fino), com edição especial que agrega um Dvd documentário dos bastidores das gravações. Jaime Alem e Swami Jr., maestros respectivamente de Bethânia e Omara, assinam a produção musical.

Na seqüência, vem a turnê: juntas, Omara e Bethânia estréiam em março no Rio de Janeiro, depois seguem para São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Olinda, Distrito Federal, Aracajú, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e, em junho, Chile e Argentina.

O mês é fechado com chave de ouro: Maria Bethânia é escolhida Melhor Cantora pelo Prêmio Shell de Música 2008. A conquista agrega à carreira brilhante outro pioneirismo, a de ser a primeira intérprete a faturar o prêmio. Até 2007, a premiação só agraciava compositores.

Já iniciando 2009, Maria Bethânia esteve na Europa, com casas lotadas e enorme sucesso. E agora, antes de entrar em estúdio para gravar seu novo trabalho,estará em Cuiabá, no dia 30 de abril, pela primeira vez, para cantar seus grandes sucessos e parte desta estória que já está a beira de completar 45 anos. Uma carreira para ficar gravada para sempre na estória da Música Popular Brasileira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet