Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Praça Bispo Dom José era antigo largo "Mundeuzinho"

Antigo Largo da Conceição, “Mundeuzinho”, a Praça Bispo Dom José tinha no seu centro um chafariz que embelezava o ambiente e também servia como fonte de abastecimento de água da população. Construído em 1871 pelo então presidente da Província, Dr. Francisco José Cardoso Júnior, o chafariz era interligado por aqueduto ao reservatório d’água no antigo quintal do Maranhão, bem como de um aqueduto para alimentação do chafariz. As obras da praça, incluindo o chafariz, tiveram como engenheiro responsável o militar do Exército Brasileiro Francisco Nunes da Cunha.


Dom José, homenageado com a obra, era Dom José Antônio dos Reis, um paulista nascido em 1798, formado em Direito pela Faculdade de São Paulo, que se tornou o primeiro bispo de Cuiabá, cidade onde viveu e trabalhou por quase cinco décadas e faleceu em 1876, ao 88 anos,conforme registro no livro: “Ruas de Cuiabá”, de autoria do jornalista e historiador Rubens de Mendonça, disponível para consulta na Biblioteca do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU).

No morticínio de 30 de maio de 1834, conhecido na História como “Rusga”, Bispo Dom José saiu as ruas com um crucifixo em punho procurando a placar a ira popular contra os portugueses. Em Mato Grosso, ele foi um dos primeiros defensores a manifestar e atuar pelo abolicionismo.

REFORMA IMPORTANTE - Em 2005, primeiro ano da gestão do prefeito Wilson Santos, a Praça Bispo Dom José, que estava abandona, pior ainda, havia se transformado em uma estação de ônibus. O terminal de ônibus foi desativado, como queria a população, e a praça passou por obras de reforma e restauro sendo devolvida à população na forma originalmente construída.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet