Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

novos caminhos

Deputados conhecem projeto de reestruturação do transporte coletivo

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager) apresentou na tarde desta terça-feira (14), o projeto de reestruturação do sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros no Estado. Esta é a primeira fase de um programa elaborado pelo Centro de Transporte e Engenharia (Centran) – empresa contratada para realizar o processo de modernização em Mato Grosso. A reestruturação consiste em mais duas etapas: projeto básico e licitação.

“A Assembleia pretende ajudar a formatar uma proposta para beneficiar as empresas pioneiras em transporte de passageiros no Estado”, disse o presidente do Legislativo, deputado José Riva (PP).

Após a explanação feita aos parlamentares, pelo coordenador técnico do Centran, Raul Germano Quadros, o presidente da Casa solicitou que a Ager encaminhe um dossiê do projeto para cada um dos deputados, com o objetivo deles conhecerem melhor o sistema.

O Projeto de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros (STCRIP) tem por objetivo principal remodelar o sistema interligando todos os municípios do estado com menor custo e oferecendo excelência na qualidade dos serviços. “Precisamos valorizar as empresas pioneiras de mercado”, lembrou o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM).

Durante reunião com as equipes técnicas do Centran e Ager, os deputados tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes que serão implantadas como às áreas tecnológicas, de infraestrutura, modicidade tarifária e base de dados geoprocessados. “Uma das novidades do novo programa será a realização das licitações em bloco e não de linhas isoladas como acontece atualmente”, avaliou a presidente da Ager, Márcia Vandoni. Outro ponto destacado na reunião é quanto ao coeficiente tarifário, onde hoje é de R$ 0,15 e, futuramente, a meta da Ager é chegar a R$ 0,09. “Também até o ano de 2014 todos os terminais devem estar adequado para portadores de deficiência física”, garantiu o Raul Germano.

Através de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foram visitados os 141municípios do Estado, totalizando 100 viagens monitoradas pelo Centran, com números de passageiros. “Realizamos mais de três mil entrevistas nos terminais para ter um retrato oficial do transporte em Mato Grosso”, explicou Vandoni.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet