Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Paz no trânsito

Dia é marcado com ações educativas

Foto: Thalita Araújo/OD

O Secretário Edivá Alves, todo sorridente.

O Secretário Edivá Alves, todo sorridente.

O Dia Nacional da Paz no Trânsito é comemorado no dia 21 de abril. Porém, por conta do feriadão, as comemorações em Cuiabá foram antecipadas para a manhã desta sexta-feira, na Praça Alencastro. Muitas crianças lotaram a praça e receberam informações educativas sobre trânsito, por meio de demonstrações, materiais impressos e até de teatro de fantoches.


Crianças de projetos municipais como o Siminina e o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) fizeram suas apresentações de música e dança para todos. No espaço também havia estandes do Detran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, este último tirando dúvidas dos pequenos sobre resgates e primeiros socorros.

O secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Edivá Alves, diz que o propósito não é que o dia fique apenas na lembrança. “A partir dessa data vai ter início um programa de educação no trânsito”, revela o secretário. Ele conta que vai começar um treinamento de multiplicadores em educação de trânsito, para que possam desenvolver ações, como palestras nas escolas e em outros espaços.

Edivá exlica que o acesso até os condutores para esse tipo de ação é um pouco complicado, mas que esse canal fica mais viável através das crianças. Além disso, educadas desde pequenas elas se tornarão bons condutores mais adiante.

E, para aqueles que são motoristas hoje, o secretário conta que a ação para tentar melhorar o trânsito é a fiscalização rígida. Isso significa mais fiscais nas ruas, multas e punições, para que não haja mais tanta conivência com as infrações. As principais hoje, em questões numéricas, segundo Edivá, são a falta do cinto de segurança, falar ao celular na direção e estacionar em locais impróprios. O secretário alerta que será tomada uma postura mais repressiva quanto a essa e todas as outras infrações de trânsito.


Situação Congestionada

Aproveitando o Dia Nacional da Paz no Trânsito, o Olhar Direto questionou o secretário Edivá Alves sobre que medidas estão sendo tomadas para que o motorista cuiabano tenha, realmente, paz ao dirigir. Que o trânsito na cidade está cada vez mais desestruturado e difícil, nem Edivá discorda.

Ele diz que equipes estão nas ruas, diariamente, acompanhando os pontos mais complicados para os motoristas. A partir dessas observações, as equipes estão fazendo análises para encontrar as saídas mais rápidas e economicamente viáveis. Edivá explica que, por exemplo, no cruzamento das avenidas Miguel Sutil e Trabalhadores, a situação está tão “congestionada” que a única solução ali é uma passagem de nível, um viaduto. Solução essa que é em longo prazo, já que demanda muito tempo e dinheiro.

Na mesma situação estrutural defasada estão outros pontos críticos, e Edivá diz que os viadutos seriam a solução única em muitos deles. “Entre 10 e 15 viadutos resolveriam grande parte dos problemas de trânsito em Cuiabá”, explica.

Já em outros lugares, ele diz que é possível arrumar soluções rápidas e sem muito custo. Por exemplo, no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Rubens de Mendonça (a “Avenida do CPA”), o semáforo de três tempos já não está suportando o fluxo de veículos, as filas têm ficado longas demais. Lá, um canteiro está sendo estreitado para alargar a pista e permitir um fluxo maior a cada sinal verde. Além dessa mudança física, a estrutura de funcionamento dos semáforos também será modificada.

Essa questão de como os semáforos estão funcionando também será modificada em muitos pontos da cidade, e é uma das soluções mais rápidas que Edivá aponta. “O estudo dos semáforos é uma coisa que Cuiabá não tinha. Vamos fazer uma reformulação semafórica. Claro que não vai resolver todos os problemas, mas vai ajudar”, explica o secretário.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet