Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Aniversário

Ford celebra os 45 anos do Mustang

Foto: Carro Online

Ford Mustang 2005

Ford Mustang 2005

O mais emblemático de todos os muscle cars faz 45 anos nesta sexta-feira (17). Nessa mesma data, em 1964, nascia a primeira geração do Mustang, carro que cativou o público norte-americano com um novo conceito de visual e potência a preço acessível. Passadas mais de quatro décadas de história e muito pneu queimado, essa verdadeira lenda sobre rodas está em sua quinta geração e soma mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo


No ano de seu lançamento, a fabricante tinha a expectativa de vender 100 000 unidades do veículo no período. Dois anos depois, mais de um milhão de Mustang já haviam sido vendidos. Um sucesso incontestável. A inspiração para o nome veio do mais bem sucedido avião de caça dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o P-51 Mustang.

O sucesso da primeira geração foi tão grande que inspirou a Ford a criar versões conversível e fastback, além do tradicional cupê. O Mustang também foi um dos responsáveis pela popularização dos motores V6 e V8, até hoje os preferidos dos norte-americanos. Outro modelo clássico da série foi o Shelby GT-350, cuja potência passava dos 300 cv. Com o passar do tempo e uma série de modificações visuais, o carro teve sua produção encerrada em 1973, abrindo espaço para a segunda geração.

Seguindo o padrão de design automotivo da década de 1970, o Mustang ganhou uma cara mais sóbria e motores quatro cilindros por conta da crise do petróleo que os EUA enfrentou naquela década. Ainda assim, os motores com 6 e 8 cilindros em V foram mantidos. A segunda geração também inaugurou a série King Cobra. Ao contrário do sucesso do modelo inaugural, o segundo Mustang não foi tão bem em vendas quanto a Ford esperava e sua linha de montagem foi desativada após apenas quatro anos de atividades.

A terceira geração, lançada em 1979, foi a mais duradoura. Sua produção seguiu até 1993, e durante esse tempo o Mustang passou por uma série de modificações visuais externas, mas manteve a mesma plataforma. O modelo também foi o primeiro da série a receber um motor turbo (2.3 litros) de 132 cv.

Até a terceira geração, o Mustang mantinha, ainda que extensivamente modificado, o mesmo padrão visual da primeira geração, caracterizado pelo longo capô, traseira curta e linhas retas. Com a chegada da quarta geração, em 1994, o esportivo musculoso da Ford passou por uma completa reformulação visual, recebendo a faceta arredondada típica desses anos. E deu certo, tanto que o carro foi produzido durante dez anos.

A onda nostálgica que cercou a indústria automotiva no início do século XXI também chegou ao Mustang. A quinta geração, lançada em 2005, trouxe de volta o visual do primeiro modelo em sua versão fastback, tido como o mais bonito da série. Essa semelhança com o modelo do passado ficou ainda mais acentuada na versão 2010 do carro, que veio acompanhada também do Mustang mais potente da história, o GT500, que possui sob o capô o motor 5.4 V8 de 547 cv e 70 kgfm de torque.
Mesmo com a crise econômica mundial e o aumento da preocupação ambiental, o modelo mais recente do Mustang já é sucesso nos EUA. No dia de seu lançamento, a Ford contabilizou mais de 20 000 pedidos de encomenda do carro. Vida longa para o Mustang!
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet