Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Serys defende o uso de sacolas biodegradáveis nos supermercados

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (17-03), a total substituição, nos supermercados e lojas, das sacolas de plástico de PVC por sacolas reutilizáveis, que não agridam o meio ambiente. A senadora lembrou que as sacolas de plásticos, de inofensiva aparência, finas e leves, têm resistência quase eterna; levam 400 anos para se decompor no meio ambiente.


Serys destacou ainda o efeito altamente tóxico da queima dessas sacolas, que leva para a atmosfera partículas leves e pesadas, que depois se precipitam e contaminam solos e mananciais de água. A senadora informou que, em todo o mundo, são consumidos um milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa, quase 1,5 bilhão por dia, mais de 500 bilhões de sacolas por ano. “É o resíduo que mais polui as cidades e campos, prejudica animais, entope a drenagem urbana e os rios, contribuindo para as inundações”, argumentou Serys.

Como exemplo dos danos ambientais causados pelo descontrole do uso de sacolas de plástico, a senadora relatou que foram encontrados 800 quilos de plásticos no estômago de uma baleia morta encontrada na Normandia. Serys lembrou que a cada ano morrem milhares de tartarugas, baleias, focas e pássaros nessas mesmas condições. Destacou ainda que mais de 60% dos resíduos encontrados nas praias são plásticos.

“O momento é de agir e atacar esse problema. As famigeradas sacolas plásticas são produzidas em plantas industriais petroquímicas, com manipulação de elementos altamente tóxicos e poluidores, e devem merecer tratamento de choque.”

Serys disse ter apresentado ao Senado dois projetos de lei que determinam o uso de sacolas biodegradáveis por parte das empresas, em substituição das tradicionais de PVC. O PLS 291/06 concede benefício no Imposto de Renda às empresas que utilizem produtos de plástico biodegradável ou hidrossolúvel. O outro, PLS 424/08, determina o banimento das sacolas plásticas que não se degradem facilmente, determinando que todo supermercado utilize apenas as biodegradáveis. A senadora disse estar segura de que contará com o apoio de todos os senadores e senadoras para a aprovação de suas propostas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet