Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sejusp forma 120 Promotores de Polícia Comunitária em Sinop

Cerca de 120 policiais civis, militares, bombeiros e lideranças comunitárias concluíram o Curso de Promotores de Polícia Comunitária em Sinop. Essa foi a segunda turma formada no interior do Estado. No curso, os servidores da segurança pública são capacitados dentro da filosofia de policiamento comunitário, a fim de agir de forma integrada na resolução de problemas na área de segurança pública em seu município.


"A partir de agora os servidores da segurança pública de Sinop poderão trabalhar um novo modelo de se fazer segurança, o policiamento comunitário, a nova estratégia da segurança pública em Mato Grosso", disse o coordenador de Polícia Comunitária, tenente-coronel Gley Alves.

Segundo o coordenador, os temas trabalhados poderão ser aplicados no dia-a-dia do policial, que poderá assim, prestar um serviço de qualidade a sociedade sinopense. "Segurança pública não se faz apenas com repressão. Vem desde a relação interpessoal até a identificação dos problemas da comunidade, para só então agir", enfatizou Gley Alves.

Para o formando destaque do Curso, o aluno soldado Edvaldo Ruzene da Silva, o curso ensinou como colocar em prática a filosofia de polícia comunitária. "Nós que estamos formando agora queremos atuar de forma diferenciada, e encontramos essa possibilidade através desse curso, que nos ensinou como fazer um policiamento menos repressivo e mais preventivo", falou.

Presente no encerramento do curso, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, definiu o policiamento comunitário como o futuro de ação da polícia mato-grossense. "Não vejo melhor maneira de se fazer segurança pública do que trabalhar de forma comunitária. Acredito que Mato Grosso está a frente de muitos estados com o modelo existente de polícia comunitária, que integra diversas instituições da segurança pública como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Politec, Polícia Civil, entre outras', disse.

Como um bom exemplo de policiamento comunitário no Estado, o secretário Diógenes Curado citou o programa social de governo Rede Cidadã. "Com esse programa mostramos que a polícia pode realizar um excelente trabalho preventivo, através de projetos com crianças e adolescentes, tirando-os da situação de risco", concluiu.

Este ano, o curso ainda será levado aos municípios de Água Boa, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá. O objetivo da Coordenadoria de Polícia Comunitária é capacitar, até o final do semestre, 750 servidores e líderes comunitários.

A carga horária do curso é de 40 horas/aula distribuídas nas disciplinas de Direitos Humanos e o Serviço Policial, Relações Interpessoais e Formas de Intervenção; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg); Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Troca de Experiências de Polícia Comunitária; Recepção dos Discentes.

A próxima cidade a receber o Curso de Promotores de Polícia Comunitária é Juína, no dia 24 de abril. A capacitação é uma realização da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet