Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Oficina de capacitação dos Núcleos Sistêmicos promovida pelo Governo terminou nesta sexta-feira

Garantir uma licitação de qualidade e condizente com a real necessidade da Secretaria solicitante. Com este intuito, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Aquisições Governamentais (SAG) da Secretaria de Estado de Administração (SAD), realizou de 15 a 17 de abril, a oficina de capacitação para representantes do Núcleo Cultura, Ciência, Lazer e Turismo e unidades que compõem o Núcleo Governadoria.


De acordo com o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, o Núcleo Sistêmico é o responsável por formalizar os processos de compras e contratações do Governo. “O Núcleo compra de acordo com a necessidade dos órgãos, mas eles precisam especificar as demandas para a aquisição ser bem executada”.

A oficina propôs desenvolver as competências em elaboração de termos de referência e planos de trabalho. “São documentos essenciais que instruem um processo de compras e contratações governamentais. Esse tipo de ação deve-se em virtude da necessidade de se aprimorar o conhecimento das pessoas envolvidas no projeto no que diz respeito a aquisições governamentais”, relatou a assessora técnica da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional (SDO) Stella Macitelli Pauletto.

Ela lembrou que os órgãos e entidades que compõem os núcleos têm papel importante para demandar os projetos de compra e contratações. “Essas oficinas ocorrerão com as equipes dos demais Núcleos Sistêmicos durante o mês de maio”, pontuou Stella.

O assessor técnico da SAG, Nelson Corrêa Viana ministrou a oficina e comentou sobre a dificuldade dos servidores dos Núcleos em elaborar o termo de referência e planos de trabalho. “Sentimos que eles têm dificuldades, mas o trabalho foi bem aceito por eles e a avaliação foi ótima. As oficinas vão resultar em agilidade na confecção destes termos”.

Para servidora do Fundo de Amparo À Pesquisa do Estado e Mato Grosso (Fapemat), uma das entidades do Núcleo Cultura, Ciência, Lazer e Ciência, Azilda Pinho, o conteúdo apresentado na oficina foi interessante para que os órgãos e entidades possam especificar a necessidade do órgão no momento de fazer a aquisição. “A especificação precisa ser de maneira clara e transparente para o processo chegar completo e ter um trâmite sem problemas, por isso a capacitação foi interessante”, relatou.

Facilitadores da oficina - A oficina foi ministrada pelo assessor técnico Nelson Corrêa (SAG), e teve como colaboradores os servidores Johan Christian Pacheco (SAG), Stella Macitelli Pauletto (SDO) e Adriane DeLamônica da Secretaria Executiva do Núcleo Administração.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet