Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CISC Verdão intensifica investigações e desarticula quadrilhas

Desarticular quadrilhas que atuam no cometimento de crimes contra o patrimônio na região central de Cuiabá tem sido o desafio dos policiais do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC Oeste) da região do Verdao, para reduzir os índices de ocorrências de roubos/furtos a residência, comércio e em via pública.

Desarticular quadrilhas que atuam no cometimento de crimes contra o patrimônio na região central de Cuiabá tem sido o desafio dos policiais do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC Oeste) da região do Verdao, para reduzir os índices de ocorrências de roubos/furtos a residência, comércio e em via pública. Duas grandes quadrilhas foram presas entre os meses de março e abril, pelos investigadores do CISC. Uma atuava no roubo e furtos de caixas eletrônicos e a outra praticava assaltos em residências e comércios de bairros da circunscrição do complexo.


No início deste mês, sete integrantes de um bando acusado de executar vários assaltos em caixas automáticos e arrombamento de cofres de empresas foram presos, após investigações que consumiram 7 meses da Divisão de Roubos e Furtos do Cisc Verdão. As investigações ainda continuam, pois os policiais trabalham para prender mais três integrantes da quadrilha que continuam agindo na cidade. Todos têm mandados de prisão.

A delegada Ana Cristina Feldner, que comanda as investigações da quadrilha especializada em roubar caixas eletrônicos e cofres de empresas, disse que o grupo vinha praticando vários crimes em Cuiabá, no interior e até fora do Estado. “São pessoas que participavam ativamente da ação, auxiliando a quadrilha na prática dos crimes. Alguns utilizavam de relacionamentos privilegiados dentro dos locais assaltados”, declarou Ana Cristina.

De acordo com a delegada, cada um do bando era encarregado de funções específicas como dar auxílio nas fugas, indicação de locais estratégicos, financeira, compra de armas pesadas e aliciamento de vigilantes.

No mês de março, nove pessoas presas pela Polícia Civil, por mandados de prisão temporária e preventiva, também faziam parte de quadrilhas que praticavam crimes de furto e roubo, no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. “A quadrilha aterrorizava a região, ao ponto dos comerciantes montarem uma comissão e pedirem providências”, ressaltou a delegada Alana Cardoso, atualmente responsável pela equipe de roubos e furtos do CISC Oeste.

Conforme Alana Cardoso, o grupo praticava furto qualificado, ou seja, furtos noturnos, com a destruição do imóvel. Os ladrões arrombavam residências e estabelecimentos comerciais para furtar jóias, dinheiro e equipamentos eletrônicos. “Quase todos os produtos furtados pela quadrilha foram recuperados e devolvidos aos donos”, ressaltou a delegada.

Foram presos Renan Silva Santos, Jean Adriel Correa Costa, Arlindo Moura Júnior, o “Pré” e Luiz Carlos.

Os outros cinco mandados de prisão cumpridos foram contra autores de crime de roubo, ocorridos entre os meses de fevereiro e março, na região do CISC Verdão. Destas prisões, a delegada Alana Cardoso, destaca a prisão do Marcos Cruz de Oliveira, o “Gago”.

“Gago” é considerado pela polícia, um homem violento e perigoso. O ladrão foi reconhecido por duas vítimas, como sendo autor do roubo seguido de tentativa de estupro e atentado violento ao pudor, ocorrido em uma residência no bairro do Porto, em Cuiabá. O crime aconteceu no dia primeiro de março e no dia 19 “Gago” foi preso.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido contra Alex Rondon, o “Fô”. O acusado foi preso por tentativa de homicídio contra um guarda noturno do bairro Jardim Cuiabá. O ladrão tentou assassinar o vigia por ele presenciar um assalto em uma residência do bairro. O acusado também é autor de vários roubos que estão sendo investigados pela equipe do CISC Verdão.

Além de “Gago” e “Fô”, foram presos Willian Severino, Weslley Philippe e Fernando Silva Cruz.

FLAGRANTE

Entre as dezenas de flagrantes lavrados todos os dias pelo plantão do Cisc Verdão, sendo a maioria encaminhada pela Polícia Militar, a Polícia Civil destaca a prisão de duas pessoas, detidas durante o cumprimento de um mandado pelos investigadores do Cisc, que levou a prisão de um homem que alugava armas para bandidos.

Depois de ser preso por tentativa de homicídio, Alex Rondon, contou à polícia que o revólver usado na tentativa de homicídio estava na casa de um homem (também assaltante) que alugava armas por R$ 150, para a realização de assaltos. Os policiais civis do CISC Verdão foram até o local e prenderam o bandido em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Conforme a delegada Alana Cardoso, o aluguel de armas para a prática de delitos, é uma nova modalidade de crime que surgiu em Cuiabá. A delegada afirmou ainda que a equipe de roubos e furtos está em operação permanente em parceria com o núcleo de inteligência para combater os roubos e furtos na região do CISC Verdão.

“No mês de abril, as ações policiais serão intensificadas e a meta é ultrapassar o número de prisões cumpridas em março”, garantiu a Alana Cardoso. A delegada frisou também a colaboração do Poder Judiciário. “Todas as prisões solicitadas pela Polícia Civil foram decretadas pela Justiça, dando todo apoio ao trabalho da equipe do CISC Verdão”.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet