Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Versão cupê de 4 portas chega com motor V6 de 300 cv por R$ 174 290

Foto: Dilvulgação

Modelo chega ao Brasil por R$ 174.290

Modelo chega ao Brasil por R$ 174.290

Considerado pela marca alemã como o veículo importado mais luxuoso já comercializado pela Volkswagen no Brasil, o Passat CC — a sigla abrevia a denominação Comfort Coupé e nada tem a ver com Coupé Cabriolet — é um cupê de arrancar olhares de inveja por onde passa. Foi o que comprovamos durante este impressões ao dirigir a bordo de um exemplar na cor prata quando, na rodovia Ayrton Senna, um senhor emparelhou seu Toyota Camry e nos acompanhou durante um bom tempo vidrado na novidade. Provavelmente, ele foi uma das pessoas que só tinha visto o modelo em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008.


Por falar em salão, foi também no de Detroit de 2007 que o lançamento deu as caras pela primeira vez em público. Por aqui, ele faz sua estréia neste mês e já se encontra nas 52 concessionárias Premium da Volks, um número restrito de autorizadas que fará a comercialização e manutenção do modelo.

Ao volante do novo Passat

Antes mesmo de o CC chegar, nossa equipe avaliou o Passat durante um test drive de 195 quilômetros pela região de Campos do Jordão. Tínhamos à disposição uma única opção de motor: o 3.6 litros V6, com 24 válvulas, 300 cv de potência, 35,6 kgfm de torque e equipado com a impecável transmissão DSG de dupla embreagem e 6 marchas. Automatizada, essa caixa trabalha com duas embreagens, cada uma para um eixo: o das marchas ímpares e o das marchas pares. Sem conversor de torque, portanto contínuo, o sistema não deixa perceber quando uma das 6 marchas é trocada. A tração é a 4MOTION permanente, o que faz o “Passatão” andar grudado no chão como um esportivo.

Silencioso e suave nas acelerações, o motor 3.6 respondeu com vigor ao comando do acelerador durante nossa rápida passagem pela paisagem da serra de Campos do Jordão. Além do bom desempenho, que teve de ser contido por várias vezes para que o carro não extrapolasse o limite da rodovia (80 km/h), o Passat exibiu sua excelente estabilidade e aderência no trecho de serra. O conjunto de suspensão, independente nas quatro rodas, sendo que a traseira conta com braço transversal e longitudinal, manteve os 1 632 kg do sedã bem equilibrados entre os dois eixos. Na prática, junto com a suspensão bem acertada quem ajudou o Passat a se manter estável e equilibrado em curvas fechadas foram a tração 4MOTION permanente e as rodas de 18 polegadas calçadas em pneus 235/40. Aliás, um ponto forte no quesito segurança do Passat é o pneu especial Conti-Seal, que vem com uma proteção interna contra perfurações de até cinco milímetros.

Com um bom pacote de equipamentos de série, o Passat CC oferece mais que desempenho e segurança. Como se espera de um veículo desse porte, ele tem o interior com direito a painel, console central e lateral das portas com acabamento de alumínio escovado, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, volante multifuncional revestido de couro e com as “borboletas” para troca de marchas, bancos de couro (os dianteiros têm ajustes elétricos), freio de estacionamento eletrônico com Auto-Hold (sistema que evita que o condutor tenha de manter o pedal de freio acionado quando ele solta o pedal do acelerador), além de controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR).

Por enquanto, o único opcional é o teto solar panorâmico Skyview, que cobre uma boa área envidraçada do teto. O preço do Passat CC, produzido em Emden, na Alemanha, é coerente com o status que ele oferece: R$ 174 290. Que venham BMW, Audi e Mercedes-Benz!
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet