Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Hugo Chávez diz que Barack Obama é um ''pobre ignorante''

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hojeque o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é um "pobre ignorante", e lamentou que o governante mande o que chamou de maus sinais às vésperas da Cúpula das Américas.


"Agora, Obama vai me acusar de exportar terrorismo? A única coisa que posso dizer é: que pobre ignorante. Que estude, que leia um pouco e aprenda qual é a realidade", disse Chávez em seu programa dominical de rádio e televisão, "Alô, Presidente!".

O governante venezuelano disse que foi Obama que começou com os ataques contra ele, uma semana antes de assumir o cargo, e que ele se limitou a responder.

"Quem começou primeiro os ataques?", questionou Chávez, após lembrar que, já como presidente eleito, Obama lhe apontou como um obstáculo ao desenvolvimento da América Latina.

"Quanta ignorância, o obstáculo é o império que hoje o senhor governa", disse o presidente da Venezuela.

Além disso, Chávez afirmou que os Estados Unidos são os verdadeiros exportadores do terrorismo.

"Senhor Obama, quem exportou terrorismo por quase 200 anos foi o império americano, que bombardeou, invadiu e matou quem tivesse vontade", acrescentou Chávez.

No entanto, o governante da Venezuela disse que deseja que Obama entre para a história e comece a desmontar esse império, seguindo o exemplo da China.

"A China demonstrou, com dignidade, que não é preciso ser um império para ser uma grande nação", disse Chávez.

O presidente venezuelano e Obama vão se encontrar pela primeira vez na Cúpula das Américas, que acontecerá entre os dias 17 a 19 de abril, em Trinidad e Tobago.

Chávez reiterou que, na Cúpula, defenderá com firmeza o retorno de Cuba a esse tipo de reunião, assim como o fim do bloqueio contra a ilha, porque nenhum país da região deve continuar aceitando as imposições do império americano.

"Se o novo governo dos EUA quer verdadeiramente sustentar outro nível de relações com a América Latina, tem de nos respeitar por igual, começando pelo governo cubano, pelo povo de Cuba. Obama tem a obrigação moral de pôr fim ao bloqueio", disse Chávez.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet