Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Sudaneses pedem a presidente que não vá ao Qatar

- Sábios islâmicos sudaneses emitiram neste domingo um edito religioso pedindo ao presidente do Sudão, Omar Bashir, que permaneça no país e não vá a uma reunião de cúpula da Liga Árabe por causa de um mandado internacional de prisão expedido contra ele, informou a mídia estatal. O edito, uma opinião religiosa sem força de lei, soma-se a uma série de recomendações para que Bashir não vá ao encontro de líderes da Liga Árabe, previsto para o fim deste mês no Qatar, por temores de que se tente fazer cumprir o mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) para que o líder sudanês responda por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos na região de Darfur.


"Os inimigos gostariam de nos ver divididos e jogados ao vento. E se você for ferido, toda a nação o será", segundo o edito religioso. "Do ponto de vista da Sharia (lei islâmica), você não deveria viajar ao exterior", prossegue o texto. No último dia 4, o TPI emitiu um mandado internacional de prisão contra Bashir por acusações de crimes de guerra e contra a humanidade em Darfur. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 300 mil pessoas morreram e cerca de 2,7 milhões foram obrigadas a fugir em cinco anos de conflito em Darfur.


A violência começou quando integrantes de tribos africanas da região pegaram em armas e rebelaram-se contra o governo sudanês. As tribos africanas queixam-se de décadas de negligência e discriminação. O governo iniciou então uma contrainsurgência durante a qual uma milícia árabe pró-Cartum cometeu atrocidades contra a comunidade africana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet