Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Militar realiza “Mutirão da Cidadania” em Várzea Grande

No próximo sábado (25), a comunidade do bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande, receberá a “Operação Presente” da Polícia Militar. Trata-se de uma ação cívico-social que contará com a participação de instituições públicas para atender a população.


“É um mutirão da cidadania, fruto de uma parceria entre a comunidade, a prefeitura de Várzea Grande e Polícia Militar”, disse o comandante da Regional II, coronel Ricardo de Almeida Gil, sobre o significado da ação.

Durante a “Operação Presente”, os moradores do bairro 13 de Setembro terão à disposição os serviços da Politec, da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), do Procon, do Conen, da Polícia Judiciária Civil e diversos serviços da própria Polícia Militar, entre eles o dos médicos e dentistas da diretoria de saúde da PM e os do Programa de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd). A banda de música da PM também fará apresentações.

“Vamos propor ao poder público municipal uma parceria efetiva com uma agenda de eventos dessa natureza. Onde, a cada mês, uma comunidade receba esse conjunto de serviços públicos que estamos proporcionando aos moradores do 13 de Setembro”, destacou o coronel Gil.

Para o mutirão no 13 de Setembro, esclarece o coronel, as ações já começaram. Isto porque, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está realizando uma limpeza geral no bairro, podando árvores, patrolando ruas e melhorando a iluminação pública.

Já no sábado, o evento terá início a partir das 8 horas, na escola municipal “Lúcia Leite Rodrigues”, onde estarão presentes os parceiros como a Politec, confeccionando documento de identidade; a Superintendência Regional do Trabalho, confeccionando carteira de trabalho; o Procon; o Conen; a Polícia Judiciária Civil; os médicos e dentistas da diretoria de saúde da PM; o Proerd; e a apresentação da banda de música.


Policia Comunitária

De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), major Hélder Taborelli Sêmpio, as ações da PM em Várzea Grande são orientadas pela filosofia de Polícia Comunitária, com a busca de parcerias como as realizadas para a “Operação Presente”.

A articulação da comunidade ajuda no combate ao crime. Um exemplo é a criação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), por parte de líderes de diversos bairros da região em que está o 13 de setembro. “Eles se reuniram e criaram o Conselho. O fato facilita a interação da polícia com a comunidade e propicia eventos da natureza”.

POLICIAMENTO PREVENTIVO
O comandante da 1ª Companhia de Policiamento Comunitário do 4º BPM, capitão James Jacio Ferreira esclarece que, ao fazer o patrulhamento constante e diário na região, a PM acaba se tornando catalisadora dos clamores da comunidade.

“Identificamos junto à comunidade diversos problemas, que causam desordem, medo e até facilitam o cometimento de crimes, como o exemplo da falta de iluminação pública”, explica o capitão James, que o responsável pelo policiamento preventivo no bairro 13 de Setembro e organizador do mutirão.
“Nesse mutirão, com a ajuda das instituições parceiras, trabalhamos para sanar a maioria dos problemas da comunidade, melhorando a qualidade de vida e a dignidade dos moradores do bairro”, enfatizou o Capitão.

O bairro 13 de Setembro fica na região conhecida como distrital, onde estão localizadas a comunidade de Bonsucesso, Souza Lima e Praia Grande. O 13 de Setembro é o último bairro da região, com aproximadamente 4 mil moradores que clamam por diversos serviços públicos.

No sábado, essas pessoas terão acesso a informações e serviços em diversas áreas, como educação ambiental, no trânsito, combate a dengue, ao uso indevido de drogas licitas e ilícitas, serviços de higiene, dentários e a confecção de documentos pessoais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet