Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sicme apresenta perfil econômico de Mato Grosso durante palestra em Cuiabá

Secretário Pedro Nadaf apresenta números da economia de MT para conselheiros do Sicredi

O crescimento da economia mato-grossense, no primeiro trimestre do ano, foi tema de palestra, nesta quinta (23), durante reunião mensal dos conselheiros administrativos do Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), em Cuiabá.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, apresentou o primeiro balanço econômico do Estado em 2009, além de expor a evolução da economia nos últimos cincos anos.

De acordo com o secretário, mesmo em crise mundial, Mato Grosso tem mantido saldos positivos na economia, como revelam os dados da exportação desse primeiro trimestre de 2009. “Em relação ao mesmo período do ano passado, crescemos 42% nas vendas externas, ao contrário dos demais estados brasileiros que apresentaram um pequeno crescimento, ou até mesmo redução nos números de exportação. Isso prova que o Estado não tem sido afetado diretamente pela crise, e tirando algumas situações pontuais, a economia de Mato Grosso deve fechar bem o semestre”.

Nadaf destacou também que os novos investimentos trazidos para o Estado, que chegam a mais de R$ 3 bilhões de reais só neste início de ano, estão mantidos. “São negócios já assinados que devem iniciar suas atividades ainda em 2009, como a Brenco, que prevê construir unidades industriais de bioenergia em Alto Taquari, além da construção do poliduto, com capacidade de transportar oito milhões de metros cúbicos de etanol por ano”.

A pulverização dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) foi outra grande conquista para Mato Grosso, nos últimos anos, segundo Nadaf. “Saltamos de 277 em 2004, para 3.871 contratações na área empresarial no ano passado. Os comerciantes e empresários de Terra Nova e Alto Taquari são os campeões em utilizar o recurso no Estado”, garantiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet