Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

TRE NOVA GESTÃO

Planejamento estratégico, concurso e informatização serão prioridades

Foto: Alline Marques/OD

Planejamento estratégico, concurso e informatização serão prioridades
Em Mato Grosso, 3% do eleitorado, o que representa 60 mil pessoas, poderá se surpreender durante às eleições de 2010. A novidade será a urna biométrica que identificará o eleitor pela impressão digital. O aparelho foi apresentado na manhã de hoje durante um café da manhã com o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Evandro Stábile.


Além do desafio de implantar a nova urna no Estado, Stábile quer marcar seu mandato pela realização de um planejamento estratégico de cinco anos que determinará o cumprimento das metas impostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além da realização de concurso público e a construção de prédios próprios para os Cartórios Eleitorais em todo o Estado.

Em entrevista coletiva, Stábile revelou que a identificação digital será para dificultar ainda mais qualquer tipo de fraude no processo eleitoral. O custo com a nova urna não causará tanto impacto para a Justiça Eleitoral, o valor é maior com o cadastramento do eleitor.

O Tribunal Superior Eleitora (TSE) fará o cadastramento em parceria com a Polícia Federal, pois a Justiça Eleitoral não possui técnicos na área papiloscopia e terá que investir na capacitação dos servidores.

Stábile pretende ainda abrir as incrições para o concurso público ainda em maio, para que seja realizado em agosto. Serão abertas 20 vagas, sendo mais de 50% para área de informática, além das áreas de engenharia e administração.

O presidente do TRE também pretende colocar até agosto o novo portal do órgão no ar, com ferramentas mais modernas e que facilite a vida do eleitor. Além disso, os serviços eleitorais deverão ser centralizados na Casa da Democracia, localizada ao lado do prédio do Tribunal. No local, ficarão armazenadas todas as 8 mil urnas do Estado.

Dentre as metas impostas pelo CNJ, está a de identificar processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31 de dezembro de 2005, além de informatizar todas as unidades judiciárias e interligá-las ao respectivo tribunal e à rede mundial de computadores (internet).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet