Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MT Regional promove encontro do Consórcio Vale do Rio Cuiabá

Para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios que compõem o Consórcio Vale do Rio Cuiabá, acontece entre os dias 22 e 25 de abril, ação conjunta de sensibilização visando o crescimento econômico da região. O encontro é organizado pelo MT Regional sob representatividade da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe), além do Consórcio Vale do Rio Cuiabá.


De acordo com o superintendente de desenvolvimento regional Vale do Rio Cuiabá, Milton Cunha, a reunião tem por objetivo levar informações ao público referente às ações do MT Regional mediante as cadeias produtivas. Cada coordenador das cadeias produtivas fará palestras para fortalecer e propagar o desenvolvimento sustentável.

Todos os prefeitos, secretários e técnicos dos municípios, sindicatos rurais, associações, cooperativas, empresas âncoras, clubes de serviço e demais entidades civis foram convocadas para prestigiar o evento.

PALESTRAS – Conforme a programação, a equipe de coordenadores do MT Regional esteve reunida nesta quinta-feira (23.04), em Santo Antonio do Leverger (34 km de Cuiabá). O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal.

Para o presidente da Associação de Moradores e Produtores dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá, José Rodrigues, o evento cria de fato, a necessidade de fortalecer a organização mediante acompanhamento técnico-científico oferecido pelo MT Regional. “O povo não tem conhecimento das ações oferecidas pelo Estado. Sem informação é impossível o desenvolvimento de qualquer produção”, revelou.

A coordenadora da cadeia produtiva da piscicultura, Cristiany Canavarros, falou sobre as leis ambientais direcionadas à Bacia do Rio Paraguai. A questão cultural em relação à carne do peixe também foi desmistificada. A inclusão do pescado na merenda escolar foi uma das iniciativas abordadas durante a palestra.

As principais ações em prol do desenvolvimento da piscicultura são – localizar as pisciculturas e as propriedades rurais com registro junto a SEAP para a comercialização do produto. Além de aumentar a capacidade de produção, localizar e incentivar os pequenos produtores entre outros.

Em relação à apicultura em Mato Grosso, o grande desafio é a implantação do mel no cardápio da merenda escolar. “É preciso mudar a cultura das pessoas já que o mel passa ser uma fonte de alimento. Acima de tudo nesta cultura é preciso haver um meio-ambiente saudável”, disse o coordenador da apicultura, José Catarino Mendes. Foram apresentados os principais apiários no interior do Estado assim como os selos de qualidade exigidos na produção.

A capacitação profissional do setor de Turismo e outras ações do Governo do Estado ligadas a área foram discutidas pela coordenadora da cadeia produtiva do Turismo, Manuela Araújo Luzardo. Ela destacou a força dos municípios da Baixada Cuiabana no que diz respeito ao Turismo Religioso com datas festivas em comemoração aos padroeiros. O Projeto City Tour de Cuiabá foi apresentado durante a palestra. Trata-se do transporte itinerante de turistas em ônibus especializados pela grande Cuiabá aos pontos turísticos da cidade.

O núcleo de educação ambiental da Sema foi representado por Cezar Augusto D’Arruda. O palestrante discorreu sobre as ações do governo relacionadas ao combate ao desmatamento e queimadas. Medidas de prevenção e a criação das brigadas de incêndio foi difundido ao público.

A responsável pelo Programa Ganha Tempo do Pequeno Empreendedor, Juliana Palu apresentou ao público aspectos ligados à regularização ao funcionamento do empreendimento do pequeno produtor: fiscal, sanitário e ambiental. Ela comentou sobre as 30 salas do pequeno empreendedor que o governo do Estado tem disponibilizado para os prefeitos interessados.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet