Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MT Fomento troca informações com equipe do Rio Grande do Sul

A equipe Técnica de riscos da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso troca informações com Agência de Desenvolvimento da Caixa, do Rio Grande do Sul. Eles se reuniram em Porto Alegre (RS) com o objetivo de discutir a melhor forma para responder as normativas ao Banco Central. Na oportunidade, os técnicos visitaram a TotalBanco, empresa de consultoria e sistemas.


A troca de informações entre as agências de Fomento, sugerida pela Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) ocorre por se tratar do mesmo sistema e políticas parecidas adotadas. Além disso, a experiência da Caixa (RS) serviu como referência na criação da MT Fomento.

Os técnicos foram recebidos pelo superintendente de riscos Léo Possani, o diretor de Operações Rogério Wallau. Na oportunidade eles conheceram outros setores: contábil e TI. A visita foi para tratar dos riscos, com foco nas alterações da Resolução 3490 sobre a DLO fase II e implementação do Risco de Crédito Carta Circular 3.389.

“Ter um gestor que tem a visão em dar oportunidade aos seus técnicos, para troca de informações e discutir sobre as normativas buscando o esclarecimento para melhor atender a Instituição é sempre positivo”, declarou Roseli Costa, superintendente de Riscos da MT Fomento.

Na TotalBanco, os técnicos da MT Fomento participaram de treinamento do sistema para área de risco, visando gerar relatórios ao Bacen, uma vez que tem prazo a ser cumprido. Os participantes foram recepcionados pelo presidente da Total, senhor Zen e a assessora Mel.

“Foram dias de trabalho que superaram as expectativas, só temos a agradecer a Caixa (RS) pelas informações que obtivemos também na área contábil”, revelou a gerente de Contabilidade e Patrimônio, Dejenane Rafael Siqueira.

“Os prazos são curtos. Temos até o dia 30 de abril para fornecer ao Banco Central o relatório com taxas de mercado dia a dia dos últimos cinco anos. Mesmo a MT Fomento tendo apenas quatro anos de existência”, exemplificou Ricardo Araújo de Andrade, gerente de Riscos da MT Fomento.

O treinamento abordou de forma teórica e prática, os princípios e conceitos que englobam a normativa a ser utilizada. “É uma política da MT Fomento buscar e trocar informações principalmente na área financeira que muda constantemente, ou seja, dia a dia. O capital da MT Fomento é pequeno, mas respondemos igualmente as de grande porte”, frisou Roseli.

A área de risco trabalha para mensurar os possíveis riscos da Agência, como em qualquer outro banco, ou seja, para controlar e assegurar o objetivo da instituição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet