Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Israel prende 20 e impede celebrações de Jerusalém como ''capital cultural árabe''

As forças de segurança de Israel impediram neste sábado os atos de celebração de Jerusalém como capital cultural do mundo árabe em 2009, e detiveram cerca de 20 palestinos que assistiam à comemoração. A cidade, de grande valor histórico e religioso, é um dos principais temas de disputa entre israelenses e palestinos.


Soldados e policiais israelenses proibiram a entrada na velha cidade de grupos de jovens que cantavam canções, carregavam bandeiras palestinas e pretendiam chegar à esplanada das mesquitas, no Monte do Templo.

As forças de segurança de Israel também impediram diversos atos programados em várias cidades da Cisjordânia para celebrar a escolha de Jerusalém como capital da cultural árabe este ano.

Em razão da proibição israelense, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), o moderado Mahmoud Abbas, pronunciou um discurso no qual acusou o Estado judeu de praticar a "limpeza étnica" em Jerusalém.

Abbas disse que o objetivo de Israel é "mudar a composição demográfica da cidade" com o assentamento de população judaica, mas assegurou que essa política "não teve sucesso" e que Jerusalém continua sendo "o coração e a alma" do povo palestino.

Mas, apesar das críticas, o presidente da ANP afirmou que está disposto a retomar as negociações para a criação de um Estado palestino, suspensas desde a ofensiva militar israelense contra o movimento islâmico radical Hamas, na faixa de Gaza. A operação, que durou 22 dias entre dezembro e janeiro, deixou ao menos 1.300 mortos.

Abbas pediu que o próximo governo israelense retome os contatos sob a fórmula de "dois Estados para dois povos".

O líder do partido conservador Likud, Binyamin Netanyahu, negocia para conseguir uma maioria parlamentar que lhe permita liderar o novo governo israelense, que segundo todos os indícios terá caráter de direita radical.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet