Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

bem tratados

Reeducandos recebem atendimento médico e nutricional

Foto: Marcos Bergamasco/Secom

Vista Aérea da Penitenciaria Central do Estado, em Cuiabá-MT

Vista Aérea da Penitenciaria Central do Estado, em Cuiabá-MT

Uma equipe interdisciplinar formada por profissionais nas áreas de saúde, assistência social e psicologia está disponível todos os dias, em regime de plantão, para atendimento de emergências médicas a reeducandos dentro das penitenciárias em todo o estado.


Segundo o gerente de saúde do Sistema Prisional, Sebastião Elson Pereira, as alas médicas de todas as unidades estão preparadas para a realização de exames ambulatoriais e pequenos atendimentos. “Caso haja alguma emergência, a unidade encaminha o reeducando para o Pronto Socorro mais próximo”, comenta.

Na Penitenciária Central do Estado, antigo Pascoal Ramos, em Cuiabá, a equipe da ala médica é composta por três médicos, oito técnicos em enfermagem e uma enfermeira, que trabalham em regime de plantão. Além disso, a ala também conta com dois odontólogos, três assistentes sociais e um psicólogo, que atendem de segunda a sexta-feira. “Os reeducandos que necessitam de atenção médica especial, como diabéticos e hipertensos, por exemplo, são identificados e recebem acompanhamento diário pela nossa equipe”, acrescentou Sebastião.

Conforme Sebastião, o acompanhamento acontece no momento em que o reeducando entra na unidade. Os profissionais da ala médica realizam o Controle de Aconselhamento e Tratamento Admissional (CATA). “Trata-se de um prontuário anexado ao formulário do reeducando com todo seu histórico de saúde para entrada na unidade. Neste documento consta todo seu histórico de patologias, além de exames como HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites A, B e C, e hemograma completo. A partir do reconhecimento do quadro clínico do reeducando, damos início ao acompanhamento diário, caso necessário”.

Dentro de dois meses, a Gerência de Saúde dará início a implantação do CATA eletrônico, para facilitar a transferência de reeducandos entre as unidades de Mato Grosso. “Com o CATA eletrônico, o médico terá acesso facilitado aos dados do reeducando, sem interrupção no tratamento”, comenta.

ALIMENTAÇÃO - Além do atendimento médico, outra preocupação nas unidades é com os reeducandos que necessitam de uma alimentação diferenciada. Cíntia Nara Selhorst, coordenadora de Alimentação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, afirma que o controle de alimentos é minucioso e respeita as particularidades de todos os reeducandos.

“Quando recebemos um reeducando hipertenso ou diabético, encaminhamos para o médico, que receita uma dieta específica. Após isso, solicitamos à empresa fornecedora de alimento da unidade que siga a dieta à risca, sempre com acompanhamento nutricional adequado”.

Confira os exames e atendimentos realizados pela gerência de saúde do sistema prisional:

Controle da Tuberculose - Identificação dos Sintomáticos: Coleta de escarro I e II com amostra, Raio-X de tórax, consulta com pneumologista, medicação diária supervisionada, baciloscopia e Raio-X para controle a cada dois meses, controle de peso, identificação dos comunicantes e quimioprofilaxia;

Controle de Hipertensão e Diabetes - Identificação do paciente, controle mensal ou semanal de pressão arterial, consulta com cardiologista, exames laboratoriais, entrega de medicamentos; Diabetes: identificação dos casos, glicemia mensal, endocrinologista para avaliação, entrega de medicação mensal;

Dermatologia Sanitária - Identificação dos casos, encaminhamento para dermatologista, entrega de medicamento (mensal), acompanhamento e prevenção de seqüelas e reabilitação;

Saúde Bucal - Extração e Tratamento conservador;

Saúde da Mulher - Prevenção de câncer de mama/colo de útero/preventivo, acompanhamento de pré-natal;

Saúde Mental - Avaliação do paciente pelo psiquiatra(SUS), psicólogo e assistente social; Preparo e entrega de psicotrópico;

DSTs e HIV/AIDS - Identificação dos casos suspeitos através de coleta de sangue, consulta com infectologista, coleta de CD4, CD8 e carga viral, controle de peso, psicoterapia individual, suporte nutricional, entrega de medicamentos, avaliação médica mensal, orientações familiares, entrega de preservativos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet