Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Programa Rede Cidadã capacita policiais que atuam nas bases comunitárias

O programa Rede cidadã realiza entre os dias 27 à 30 de abril, no auditório do Quartel Comando Geral da Polícia Militar, a primeira Capacitação do Programa Rede Cidadã para policiais e funcionários lotados nas Bases de Segurança Pública de Cuiabá e Várzea Grande.


A capacitação tem como objetivo proporcionar para os servidores um amplo entendimento da visão, missão, metodologia e procedimentos do Rede Cidadã, capacitando e aprimorando das ações integradas com as Bases Comunitárias de segurança nas comunidades.

O Programa Rede Cidadã e as Bases comunitárias formam uma parceria com intuito de realizar através de projetos sociais, um trabalho preventivo e educativo durante o tempo em que as crianças não estão na escola, reduzindo com práticas criminosas e aproximando a polícia da comunidade.

REDE CIDADÃ - Criado há mais de 4 anos, o Programa Rede Cidadã, que começou como um projeto, tem se tornado destaque entre as ações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e hoje é uma política do Governo de Mato Grosso, com apoio importante da Secretaria de Estado de Educação. No ano passado aproximadamente 2 mil crianças foram atendidas nas atividades do programa que oferta nas bases comunitárias práticas desportivas e culturais como: futebol feminino e masculino, capoeira, vôlei, basquete, arte marciais e música dos instrumentos como flauta, violão e percussão. As bases também oferecem aulas de canto e inclusão digital para pesquisa escolar.

O foco principal de atuação do projeto é o combate à violência e ao consumo e tráfico doméstico de drogas, a prostituição infantil, além de maior atenção ao idoso e a violência contra a mulher.

Garantindo oportunidade e acesso a momentos de lazer, esporte, cultura e cidadania, o Programa ofereceu durante o ano, cursos em várias áreas, além de apoio psicológico e de assistência social às famílias dos menores participantes além de capacitações para as mães dos jovens.

Para este ano, o programa contou com um importante apoio do Governo Federal sendo contemplado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no próximo ano. O Pronasci é composto por 94 ações que envolvem União, Estados, Municípios e a própria comunidade, com destaque para a valorização profissional, capacitação, combate à corrupção policial e envolvimento dos cidadãos em ações de prevenção à violência.

BASES COMUNITÁRIAS - A Secretaria de Justiça e Segurança Pública já implantou 12 bases comunitárias, sendo 10 na Capital e duas em Várzea Grande, seu efetivo é formado por polícias Militar e Judiciária Civil, Perícia Técnica e Corpo de Bombeiros, viabilizando o atendimento integrado para cerca de 280 mil habitantes dos bairros.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet