Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Ano Nacional da Gestão Pública será referendado durante Fórum em Brasília

O secretário Estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, participa nessa quinta-feira (30.04), do 1º Fórum Nacional de Gestão Pública. O evento será realizado no Auditório do Anexo do Palácio do Planalto, em Brasília (DF) e será transmitido ao vivo pela NBR (NETBrasil –Canal 13) a partir das 9h e através do site www.gespublica.gov.br, de forma a permitir uma ampla participação do conjunto de antigos e novos parceiros e voluntários desta ação pela modernização da gestão pública.


O evento tem por objetivo agregar parceiros estratégicos, firmar termos de adesão de órgãos e instituições e mobilizar servidores públicos em torno da agenda proposta pela Carta de Brasília para o aprimoramento da nova estratégia do GESPÚBLICA.

Outra grande ação do Fórum é Informar quanto ao andamento das ações coordenadas e/ou acompanhadas pela Secretaria de Gestão (Seges), arregimentando instituições e pessoas dispostas e em condições de apoiar a execução de ações concretas de melhoria da gestão pública, orientadas para a agenda eleita pelo Fórum e focadas nas prioridades de governo.

Yênes atualmente é 2º vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan) e estará representando o presidente do Conselho, João Carlos Ribeiro, secretário de Planejamento de Rondônia (RO).

O Conseplan foi criado em 2006, no âmbito do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, que já existia há seis anos. As ações do Conselho visam fortalecer os instrumentos de planejamento dos Estados, Distrito Federal e da União, divulgando a importância dos Estados na coordenação das ações de planejamento, em parceria com o governo federal, evitando ações isoladas e estreitando as relações com os principais Ministérios. O Conselho tem participado ativamente das discussões importantes no âmbito do governo federal, buscando parcerias que proporcionem aos Estados melhoria na Gestão Pública e maior visibilidade para a sociedade das ações de planejamento, bem como sua importância para o desenvolvimento do país.

O Conselho desempenha um papel importante de articulação junto ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, através da Secretaria de Investimentos e Planejamento Estratégico, Secretaria de Gestão e Secretaria de Orçamento Federal, articulando com a Casa Civil da Presidência da República, a importância das ações conjuntas no resgate do Planejamento através do PAC e também na aproximação com a Secretaria Assuntos Estratégicos, através do Ministro Mangabeira Unger.

Durante o Fòrum, será lançado o novo Portal da Gestão Pública, com a presença do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo e do secretário de Gestão, Marcelo Viana. O Fórum também vai marcar o início da agenda do “Ano Nacional da Gestão Pública”.

“O presidente da República instituiu 2009 - Ano Nacional da GestãoPública, sinalizando para o país a importância do tema e o Fórum vai referendar esse compromisso, dando assim início ao primeiro grande marco na agenda do ano de 2009”, disse Yênes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet