Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CGU recomenda que governo bloqueie recursos do PAC para Cuiabá

Mais um problema surgiu para o prefeito Wison Santos (PSDB) com relação a aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) , em Cuiabá. O governo do Estado foi orientado pela Controladoria Geral da União (CGU) a reter recursos na ordem de R$ 1.209 milhão, já disponibilizados na Caixa Econômica Federal, até que sejam sanadas as irregularidades apontadas pelos técnicos da CGU. Os recursos já haviam sido liberados e se referem aos lotes 15, 17, 19 e 20, destinados a obras de egotamento sanitário.


Na semana passada, o prefeito esteve em Brasília reunido com técnicos do Ministério das Cidades e da CGU para discutir essas questões. Ficou definido que até o dia 30 deste mês, a Controladoria apresentadria o relatório final sobre as obras do PAC em Cuiabá. O prazo foi adiado e a nova reunião foi marcada para a quarta-feira (1º). Há quem veja nessa série de entraves e denúncias um plano para "estadualizar" o PAC de Cuiabá, tornando o governo e não a prefeitura, o gestor dos recursos do programa. 

Essa situação foi deixada clara pelo secretário de Infra Estrutura, Vilceu Marchetti, em entrevista ao repórter Luiz Acosta, do site Midianews.  Nela o secretário diz que "a prefeitura não está sendo competente para administrar as obras do PAC,  porém o governo do Estado vai lutar até o último instantepara garantir não só as obras como os recursos previstos. Se a prefeitura não for competente para tocar as obras, deixe que o Estado toque", disse Marchetti.

Em nota enviada pela Prefeitura de Cuiabá, foi esclarecido que o principal motivo do adiamento em 48 horas da reunião, é a necessidade de se analisar os novos documentos, dados e relatórios entregues pela Prefeitura de Cuiabá ao Ministério das Cidades e a CGU, o que demanda um pouco mais de tempo. “Restam apenas três esclarecimentos a serem analisados”, informou o procurador do Município, José Antônio Rosa.

A equipe que esteve em Brasília durante toda a semana, e deve permanecer nesta próxima semana, se reuniu há pouco com o prefeito Wilson Santos que foi informado de todos os passos e detalhes dos trabalhos na capital federal. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet