Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Soares se reúne com vereadores e presta esclarecimentos sobre caos na saúde

O secretário municipal de saúde, Luiz Soares, alega que tem tomado todas as medidas necessárias na tentativa de reverter o caos na saúde pública e melhorias no atendimento do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Hoje pela manhã, Soares, acompanhado por um equipe técnica e pelo secretário de governo, Osvaldo Sobrinho, esteve reunido por mais de duas horas com vereadores membros de uma Comissão, encabeçada por Toninho Domingos (PDT), na Câmara, para prestar esclarecimentos sobre denúncias de superlotação e irregularidades.


Entre as principais medidas acordadas com os vereadores presentes, pastor Washington (PRB), Antônio Fernandes (PSDB), Adevair Cabral (PDT), professor Néviton (PDT) e Paulo Borges (PSDB), está a instalação de refrigeradores de ar, ampliação da equipe de limpeza, e disponibilizar colchões para amenizar a espera de pacientes e acompanhantes no hospital. “Não adiante fazer mágica. A situação do Pronto Socorro tem melhorado, mas não será resolvido enquanto não for construído um hospital público federal”, disse.

A principal solicitação dos vereadores, porém, é a implantação da sala do vereador no prédio do pronto socorro com vistas a aproximar o Legislativo dos problemas em que enfrentam àqueles que precisam ser atendidos. Soares garantiu à comissão que vai reservar um espaço na unidade para a viabilização do projeto

O secretário explica que o número de atendimentos no hospital é alto, sendo necessária a ajuda do Governo Federal para “desafogar” a demanda, que além de Cuiabá são oriundas de diversos municípios do interior de Mato Grosso. Aproveitou também a ocasião para entregar um relatório referente a verba do Fundo Municipal de Saúde, no período de janeiro de 2008 a fevereiro de 2009, solicitada pelo vereador petista Lúdio Cabral, que fez a cobrança em Plenário, insinuando um suposto desvio de verba no valor de R$ 7,5 milhões.

Lúdio alega que há uma falha no mês de agosto com possibilidades do dinheiro ter sido aplicado em outras atividades, e não para o pagamento de serviços de média e alta complexidade do setor da saúde pública. Apesar do petista não comparecer na reunião, o secretário contestou as declarações e afirma que “possui vários defeitos, mas não é ladrão”.

Harmonia

O vereador Toninho de Souza avalia que a reunião foi positiva e diz que irá acompanhar todos os procedimentos de Soares. No dia seis de março, a comissão de parlamentares visitou o PMSC e o maior problema constatado no local foi a superlotação. O número de pacientes tem sido muito maior que o ideal.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet