Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Esportes

Segurança pública é principal tema avaliado por comissão do COI no Rio

A integração demonstrada hoje (2) entre os órgãos dos governos federal, estadual e municipal na área de segurança pública causou boa impressão aos membros da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Brasileiro (COI). A questão da segurança foi um dos principais temas avaliados pela comissão no último dia de visita ao Rio de Janeiro para observar as condições do Brasil de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.


Além do secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e do diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, foram sabatinados pelo grupo o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e o secretário municipal de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, e o prefeito carioca, Eduardo Paes.

Sérgio Cabral destacou o orgulho das autoridades de mostrar à comissão o que foram os Jogos Pan-americanos de 2007. Lembrou que alguns deles participaram do evento e puderam constatar “in loco o êxito”. Foram apresentados aos membros da comissão do COI os investimentos planejados para a área da segurança pública nos próximos anos, além do preparo especial para um evento desse porte.

O governador ressaltou a integração existente, em particular, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontrou com os representantes do COI esta semana, no Hotel Copacabana Palace. Segundo Cabral, a presença do presidente Lula serviu para reiterar ao Comitê Olímpico “o compromisso brasileiro com os Jogos Olímpicos”.

Embora esteja na disputa com três cidades desenvolvidas (Chicago, Madri e Tóquio), o governador acredita que as chances do Rio de Janeiro são grandes. “Acho que chegou nossa hora. Estamos prontos para isso”. Para ele, a disputa terá um significado especial também para o continente sul-americano, que poderá sediar pela primeira vez as Olimpíadas.

O prefeito carioca, Eduardo Paes, disse que foram mostrados à comissão os desafios ainda existentes e como superá-los. “São desafios conhecidos, públicos. Ninguém aqui escondeu absolutamente nada”, disse. “Estamos muito otimistas. Temos um desafio grande pela frente. A campanha está na metade”, completou.

Os Jogos de 2016 representa o resgate da cidade, segundo ele. “A possibilidade de fazer essas Olimpíadas significa investimentos enormes do governo federal aqui. Significa sintonia dos investimentos dos três níveis de governo.”

Até setembro, a comissão de avaliação deverá entregar ao COI os relatórios sobre as cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016. No dia 2 de outubro, ocorrerá a votação final entre os membros do COI, que decidirão qual será a cidade escolhida.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet