Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

mais asfalto

Pavimentação da BR-158 em MT segue dentro do cronograma

04 Mai 2009 - 16:00

De Brasília - Marcos Coutinho/Com Assessoria

As obras de pavimentação da BR-158 em Mato Grosso seguem dentro do cronograma de obras e deverão ser entregues até o final de 2010. A previsão foi feita há pouco pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit), Luiz Antonio Pagot, via assessoria.


O prolongamento de 97 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira e Alô Brasil estará totalmente pavimentado até o fim deste ano. O empreendimento é um convênio com a Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Sinfra) e está avaliado em R$ 63 milhões. 

O Dnit também pavimentará outro segmento da rodovia, entre a divisa com o Pará e Posto da Mata. As obras neste trecho, de 213,5 quilômetros de extensão, ainda dependem da emissão da Licença de Instalação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A expectativa de Pagot é de que essa autorização seja concedida pelo Ibama ainda neste mês. Todos os recursos para os serviços de pavimentação da BR-158 já estão garantidos, pois a obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. No momento, o Dnit realiza um estudo sócio ambiental para alterar o projeto do empreendimento.

As modificações incluem um desvio que fará com que a rodovia não passe por dentro da reserva indígena Maraiwatsede. O novo trecho denominado Contorno Leste da BR-158, entre Posto da Mata e Alô Brasil, que passa pelos municípios de Alto da Boa Vista, Nova Serrana Alvorada e Bom Jesus do Araguaia, encontra-se em fase de obtenção da Licença Prévia, uma vez que a Funai já definiu suas exigências e caberá ao Ibama emitir suas condicionantes sócio-ambientais. 

Essas obras facilitarão o escoamento da produção de grãos e de pecuária bovina, além da extração de calcário da região em direção à Ferrovia Norte-Sul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet