Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Grande desafio para MT começará a partir de agora, avalia Vivaldo

Na condição de segundo homem da Fazenda estadual, o economista Vivaldo Lopes, em entrevista concedida ao Olhar Direto sobre os impactos da crise financeira  na economia estadual, avalia que o "grande desafio de Mato Grosso começa a partir de agora e não esconde sua preocupação com a data-limite para a concessão de linhas de crédito aos produtores mato-grossenses".


"Se o crédito não chegar no máximo até junho, aí estaremos numa situação delicada. Acredito que esse é o prazo máximo que o setor do agronegócio, que já enfrenta graves problemas, pode esperar para receber os financiamentos", assevera Lopes.

Segundo o economista, a crise já chegou com maior intensidade no Brasil do que o previsto, de modo especial em alguns setores como o financeiro, a indústria, metalurgia, a química etc, mas ainda não teve os efeitos fortes no setor no agronegócio ou na agroindústria, embora os indicadores atuais já estejam mostram uma realidade muito delicada.

Os setores do agronegócio e da agroindústria, ressalta Lopes, ainda respondem por 70% da economia estadual  e, até o momento, com exceção da cotonicultura, tem demonstrado uma capacidade muito boa de lidar com a crise. "Mas precisamos do crédito destravado no máximo até junho, porque a retomada da concessão neste prazo é essencial para a economia estadual", enfatiza.

A preocupação de Lopes é pertinente porque, até o ano passado, 80% da safra mato-grossense eram financiados pelas tradings, que foram duramente afetadas pela restrição do crédito internacional. E até o momento, salienta o economista, não está devidamente claro quem suprirá o vazio que pode ser deixado defitivamente com a baixa capacidade das tradings de financiar a safra agrícola de Mato Grosso, que é líder na produção de soja e algodão.

 

Mais informãções em instantes/Atualizada às 07h29
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet