Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Presidente Fiat do Brasil nega interesse em fusão com a GM

O presidente da Fiat do Brasil e Mercosul, Cledorvino Belini, negou nesta segunda-feira (11) que a montadora italiana cogite fazer alianças na América do Sul com outros fabricantes de veículos. Na semana passada, a agência de notícias Reuters divulgou que a Fiat quer fundir seus negócios de automóveis com as operações da General Motors na América do Sul e na África do Sul.


"É muita especulação sobre esse tema. Nós desconhecemos tal interesse", disse Belini durante o seminário Autodata, em São Paulo. Oficialmente, só Opel (subsidiária européia da GM) está na discussão", ressaltou Belini. Segundo ele, a aquisição de parte da Opel é importante para ampliar a força da montadora no mercado europeu, concentrada atualmente na Itália.

O executivo afirmou que a montadora apenas continuará com as parcerias com outras marcas para dividir linhas de produção, como já acontece na fábrica de Sete Lagoas (MG) entre a Fiat e a PSA Peugeot-CItroën, onde são produzidos os furgões Fiat Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer, além da Iveco Daily.

"Na Polônia, por exemplo, a Fiat fabrica na mesma planta os modelos 500, Panda e Ka, em parceria com a Ford. Haverá muita sinergia daqui para frente, para criar núcleos de produção e conseguir aumentar a escala e reduzir custos", disse o executivo.

Mercado brasileiro

De acordo com o presidente da Fiat do Brasil, o mercado brasileiro fechará 2009 com 2,94 milhões de unidades produzidas, ou seja, abaixo dos 3,2 milhões de veículos que saíram das linhas de montagem em 2008.

Segundo Belini, somente a produção de automóveis e comerciais leves atingirá a marca de 2,72 milhões, o que é considerado uma vitória da indústria diante da crise internacional.

Para Belini, os únicos segmentos preocupantes para a indústria são os de caminhões, que deverá ficar na marca de 130 mil unidades produzidas, e de exportações, que não passarão das 450 mil unidades.

A projeção da Fiat para as vendas no mercado brasileiro é de 2,654 milhões de unidades em 2009.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet