Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Casos de dengue crescem 270% na Bahia; 25 pessoas morrem

A Secretaria da Saúde da Bahia informou na tarde de hoje  (16 ), um novo balanço dos casos de dengue registrados no Estado neste ano. Segundo os dados, 21.407 casos da doença foram notificados, número 270% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (5.775), sendo que 25 pessoas já morreram em decorrência da doença.


O município com maior número de casos notificados é Jequié com 6.810 casos suspeito de contaminação pelo tipo clássico da dengue. Em seguida está Itabuna com 2.997 casos suspeitos e Porto Seguro com 1.573.

O balanço também aponta 496 casos suspeitos de dengue hemorrágica, sendo 161 casos e 25 óbitos confirmados. O município de Jequié também é o que concentra o maior número de casos do tipo grave da doença, com 41 casos confirmados e três óbitos.

Desde a última semana, as cidades de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro estão em situação de emergência. A Secretaria da Saúde também afirmou que está aplicando inseticida em 59 municípios.

Prevenção

A Justiça de Salvador (BA) autorizou que agentes público entrem em imóveis abandonados ou, simplesmente fechados, para combater possíveis focos de procriação do mosquito responsável pela transmissão da dengue.

A decisão foi tomada pelo juiz Everaldo Cardoso de Amorim, da 8º Vara da Fazenda Pública e deve entrar em vigor ainda no mês de março, segundo a secretaria de saúde de Salvador.

"É necessário presteza como também disposição para enfrentar uma situação de grande perigo para comunidade, e se não adotadas as medidas de imediato, inclusive com a concessão da autorização pretendida, é impossível calcular-se a extensão do resultado danoso", afirmou o juiz.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet