Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Juiz nega novo pedido de CPI para quebrar sigilo da Satiagraha

O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, negou o pedido por escrito feito pela CPI dos Grampos na Câmara para ter acesso aos dados relativos à Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O processo refere-se a supostos crimes financeiros envolvendo o sócio-fundador do banco Opportunity, Daniel Dantas.


De acordo com De Sanctis, o novo pedido não acrescenta nenhum "dado importante que justificasse o levantamento" do sigilo legal impostos às interceptações telefônicas realizadas durante as investigações.

De Sanctis nega pedido da CPI dos Grampos para ter acesso a dados da Satiagraha
A negativa ao requerimento da CPI acontece um dia após o juiz se reunir com membros da comissão que reivindicaram acesso aos dados sigilosos da operação. A pressão dos deputados, no entanto, não adiantou.

Em sua decisão, De Sanctis cita pedido semelhante feito pelos membros da CPI no dia 12 deste mês em que os deputados informam que tiveram acesso a "partes" do processo.

"Os elementos de prova da operação citada [Satiagraha] já são objetos de apreciação jurídica e, em respeito às partes, inclusive aos investigados, devem continuar sendo protegidas pelo sigilo", afirma trecho da decisão.

Ontem, ao deixar a sede da Justiça Federal, em São Paulo, alguns dos membros da CPI se mostraram irritados com a negativa de De Sanctis. "Infelizmente ele não quer contribuir com a CPI, não quer contribuir com a nação", afirmou o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), vice-presidente da CPI dos Grampos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet