Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Tapete vermelho

Governador reinaugura Cine Teatro e anuncia novos tempos

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Governador reinaugura Cine Teatro e anuncia novos tempos
“Mato Grosso deve se preparar para um novo momento que se aproxima”. Com essas palavras cheias de otimismo, o governador Blairo Maggi reinaugurou o Cine Teatro Cuiabá na noite de quinta-feira, 21, à frente de um público de mais de 500 pessoas e de toda uma cidade que estava cansada de ver um patrimônio histórico e cultural do Estado fechado e abandonado.


Em um palco que reuniu, ao mesmo tempo, o governador, o vice Silval Barbosa e o prefeito Wilson Santos, Blairo disse que “sessenta anos se passaram e hoje o Cine Teatro é um espaço moderno, com uma estrutura que tem tudo de melhor em iluminação, som, e tudo mais”. “Toda a cidade está trabalhando para os novos tempos que estamos vivendo”, diz o governador, prevendo uma época de crescimento e desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

Com luzes, fogos, tapete vermelho e muita gente em volta é que as portas do Cine Teatro foram reabertas. Blairo afirma que o trabalho de resgate do patrimônio histórico da cidade para muita gente não é apenas isso. “É um resgate de vida. É reviver muitos momentos de sua história”, conta, lembrando aqueles que viveram naquele espaço boas histórias pela década de 50, e que ali estavam novamente.

O secretário de Cultura do Estado, Paulo Pitaluga, afirmou que, concluindo as obras do Cine Teatro, Maggi “atingiu, em profundo, a alma do cuiabano”. O secretário conta que, no passado, o local apresentava muito mais filmes, e o teatro era apenas uma pequena parcela. “Hoje será mais ou menos o contrário”, explica. Muitos espetáculos de teatro, dança e música devem preencher o palco. Os filmes estarão presentes, mas não serão o foco, e o propósito é dar espaço para produções independentes, alternativas e fugir da linha comercial.

Wilson Santos fez questão de eliminar as diferenças políticas entre ele e o governador do Estado, e deu sua contribuição na noite de inauguração. Parte como prefeito, parte como professor e conhecedor de história que é. “O Cine Teatro foi construído como uma luta para que Cuiabá não perdesse o posto de capital para Campo Grande”, diz Santos.

Em 2003 foram iniciadas as obras de restauração do Cine Teatro. As benfeitorias realizadas no prédio somam o valor de 4,6 milhões de reais, sendo 2,4 milhões em recursos do Governo Federal e outros 2,2 milhões do Governo do Estado.

Na noite de estréia, a atração cultural ficou por conta da Orquestra do Estado de Mato Grosso, com uma apresentação belíssima, com um repertório que foi desde Verdi, passando por Villa Lobos e chegando à música regional, com a participação das violas de cocho.

A partir do dia 22 de maio, o Cine Teatro traz uma extensa programação ao público. São espetáculos de dança, música e teatro gratuitos à população. Os ingressos serão distribuídos sempre meia hora antes de cada apresentação. A programação pode ser acessada na agenda da Secretaria de Estado de Cultura, clicando aqui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet