Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Valtenir participa de reunião do PSB que cria comissão para debater a reforma política

A Comissão Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) criou uma comissão especial para sistematizar documento que servirá para aprofundar da discussão acerca da reforma política. Segundo o Deputado Federal, Valtenir Pereira, o partido quer criar a base para uma proposta partidária de uma reforma ampla, democrática e participativa, com a dimensão que o Brasil necessita.


A decisão de formar o grupo foi tomada durante a reunião da Comissão Executiva na última quarta-feira (20), em Brasília, que contou com a participação de deputados federais e senadores da legenda. O prazo para a apresentação do documento é de 20 dias.

Fatias
A proposta de reforma política encaminhada pelo Governo – e que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados – foi “fatiada” por temas, o que vem gerando críticas tanto dentro quanto fora dos ambientes políticos. Isso porque, como está, a reforma passa a ter características eleitorais.

“O objetivo da reforma política é atender um desejo da sociedade em fazer mudanças mais profundas no comportamento político, que vão além da reforma eleitoral e também significa fortalecer as siglas partidárias. Nós socialistas vamos apostar nas propostas que servem para garantir a democracia brasileira”, disse Valtenir Pereira.

O líder do PSB na Câmara, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), afirmou que não há consenso na Casa acerca de questões cruciais como o financiamento público de campanhas e a adoção do sistema de votação em listas fechadas. O parlamentar alertou, ainda, para o risco de se reduzir o quadro partidário brasileiro e caminhar para o bipartidarismo, limitando a pluralidade de opiniões, característica da democracia.

Comissões provisórias
A Comissão Executiva Nacional prorrogou até dezembro deste ano as comissões provisórias estaduais do Distrito Federal, além dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Tocantins. A próxima reunião ordinária da Executiva Nacional deverá ocorrer em 60 dias.

2010

Ainda na reunião de quarta-feira, a Executiva Nacional decidiu manter o projeto de eleição do deputado federal Ciro Gomes à Presidência da República e enfatizou que para Mato Grosso a meta é manter a vaga na Câmara dos Deputados e aumentar a bancada estadual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet