Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cultura

brincadeira séria

Para reduzir imprudência no trânsito, Festival de Teatro em MT investe nos condutores do futuro veja fotos

Foto: Assessoria

Para reduzir imprudência no trânsito, Festival de Teatro em MT investe nos condutores do futuro veja fotos
Se não tem como mudar a consciência dos condutores de hoje e reduzir os índices de imprudência no trânsito, vale a pena investir nos motoristas de amanhã. É com essa idéia que o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, o Fetran, chega à sua nona edição consagrado como uma das maiores iniciativas de educação para o trânsito do Brasil.


Integralmente mato-grossense, o projeto é resultado de uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a Secretaria de Estado e Educação (Seduc).

Nas primeiras edições, o Fetran era realizado apenas em uma etapa, em Cuiabá, porém o projeto foi atraindo cada vez mais o interesse das escolas e foi necessário a divisão por etapas. Atualmente, além da estadual, são realizadas etapas classificatótias em cidades pólo do Estado.

Em 2012, já foram realizadas as etapas Guaporé (Comodoro e Pontes e Lacerda), Pantanal (Primavera do Leste) e Nortão (Sorriso). Nesta semana é realizada a etapa Araguaia (Nova Xavantina) e, na próxima, a Cuiabana (Nossa Senhora do Livramento). Encerradas as regionais, os espetáculos vencedores se encontram na estadual no Colégio Liceu Cuiabano, entre os dias 23 e 27 de julho.

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, inspetor da PRF Vanderlei Munhoz, pelo menos 200 mil estudantes mato-grossenses já participaram do Fetran, direta ou indiretamente.

Paralela à etapa estadual, os alunos ainda tem a oportunidade de fazer oficinas de teatro com professores e especialistas na arte, durante toda a semana do evento, em Cuiabá.

Para Beatriz Morinigo, 20 anos, que participou do projeto em 2009, pela Escola Estadual 14 de Fevereiro de Pontes e Lacerda e foi premiada como melhor atriz e ficou entre as três revelações, o projeto nada mais é do que a consciência através da arte.

“Uma estratégia de alcançar jovens, adultos e principalmente as crianças, que são os futuros motoristas, brincando e aprendendo com o teatro”, afirmou a jovem ao reforçar que o aprendizado que obteve tanto com o trânsito quanto com o teatro serão levados para toda a vida.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet