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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Tire dúvidas sobre os carros híbridos

Foto: Foto: Koji Sasahara/AP

Modelos do carro híbrido Honda Insight em uma concessionária da marca em Tóquio

Modelos do carro híbrido Honda Insight em uma concessionária da marca em Tóquio

A emissão de poluentes é um dos assuntos mais debatidos em todo o mundo e quando esse tema é tratado, a poluição gerada por automóveis é sempre questionada. A preocupação tem tomado corpo e ganha maiores proporções a cada dia. Nessa onda verde sempre se ouve falar dos carros híbridos, uma alternativa para amenizar a poluição mundial. Mas, afinal, o que é o veículo híbrido?


Considerado uma importante alternativa para diminuir a emissão de gases, o híbrido é um automóvel equipado com motor que pode rodar tanto por combustão - gasolina, álcool ou diesel -, como por energia elétrica alimentada por baterias adicionais. Na verdade trata-se de um carro equipado com dois motores, sendo um ligado ao outro. A maior parte dos carros híbridos utiliza gasolina no motor a combustão.

O funcionamento desse carro se dá com um motor elétrico acoplado a um propulsor movido a gasolina. Em um veículo desses a aceleração é interpretada por um computador. Ao receber essa informação ele define se vai ser necessária mais força, que será solicitada ao motor a gasolina ou então menos força, que será solicitada ao elétrico. A grande sacada do carro híbrido, na verdade, é fazer uma combinação entre os dois motores e obter uma grande economia de combustível ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa a emissão de poluentes.

A corrida para soluções, principalmente ambientais, já é pauta dos fabricantes de automóveis a mais de uma década. Desse modo, essa tecnologia já ganhou aprimoramentos e os novos modelos conseguem aproveitar o próprio movimento para gerar energia e carregar a bateria. Um exemplo de aproveitamento de energia ocorre em certas situações no trânsito, como por exemplo, ao frear.

Outra combinação de híbridos utiliza o motor a gasolina para colocar o veículo em movimento, depois, a certa velocidade o elétrico assume a mantém a velocidade.

Praticamente todas as marcas mundiais têm seus modelos híbridos que são comercializados nos Estados Unidos, no Japão e em alguns países da Europa. O Prius, da japonesa Toyota, foi o primeiro automóvel híbrido a ser comercializado no mundo.

Os componentes de um carro híbrido

Automóveis híbridos tracionados por motor a gasolina e também a eletricidade, são equipados com os seguintes componentes:

Motor a gasolina - o carro híbrido tem um motor a combustão muito parecido com aqueles que equipam os automóveis tradicionais. Porém, o motor de um híbrido é menor e utiliza novas tecnologias para aumentar sua eficiência, principalmente em relação a autonomia. Em conseqüência, esses veículos também reduzem a emissão de poluentes na atmosfera.

Motor elétrico – Esse dispositivo em um carro híbrido é extremamente sofisticado. A tecnologia eletrônica é avançada e permite inúmeras funções para aproveitar o movimento do carro, seja nas arrancadas, como nas freadas. Além disso a atuação do motor elétrico pode ser como o propulsor principal, ou então como um carregador das baterias.

Transmissão - A função da transmissão é a mesma de um carro normal, ou seja, serve para transmitir o movimento gerado pelo motor as rodas e assim colocar o automóvel em movimento.

Gerador – Usado principalmente em híbridos em série, seu funcionamento é similar a um motor elétrico, mas sua finalidade é exclusiva para a produção de energia elétrica.

Baterias - são os dispositivos de armazenamento de energia para movimentar o motor elétrico. Conforme a composição, a bateria pode reservar energia gerada pelo próprio propulsor elétrico em um momento e em outro alimentá-lo.

Tanque de combustível – é o reservatório do combustível normal, na maioria dos carros, gasolina.

De acordo com o princípio de funcionamento, os carros híbridos podem ser classificados em três tipos:

Híbrido de série: o motor a combustão interna não tem nenhuma conexão mecânica com as rodas, sua finalidade é apenas para gerar eletricidade. Seu funcionamento é otimizado e só é acionado para recarregar a bateria. Toda a tração do automóvel é sempre originada pelo motor elétrico. Alguns exemplos de carro híbrido de série são o Chevrolet Volt e o Opel Ampera.

Híbrido combinado: os dois motores podem tracionar o veículo, seja a combinação que for. Sua composição é semelhante a um híbrido de série, porém a conexão mecânica das rodas está ligada aos dois propulsores. Os carros híbridos produzidos pela Toyota e pela Lexus são da configuração combinada.

Também existe outra forma de classificar os híbridos que varia de acordo com as funcionalidades de cada propulsor na otimização de funcionamento:

Micro-híbrido: ao parar no trânsito, como por exemplo em um farol, o motor a combustão se desliga. Quando o motorista acelera para retomar velocidade, um alternador reversível, que utiliza energia armazenada, aciona novamente o motor a gasolina que vai tracionar o veículo o tempo todo. Um exemplo desse carro são os modelos BMW.

Semi-híbrido: o motor elétrico é utilizado como um assistente para o motor principal, a combustão. Ele gera energia nas freadas, mas não funciona sozinho, ou seja, toda a tração é feita pelo propulsor a combustão, o elétrico apenas complementa. Os carros Honda se enquadram nessa categoria.

Híbrido puro: este carro pode trafegar movido apenas pelo motor elétrico e manter o motor a combustão totalmente desligado. A mudança para o motor a combustão pode ocorrer de forma automática ou mesmo voluntária. As marcas Toyota e Lexus enquadram seus automóveis híbridos nessa categoria.

Híbrido recarregável: nesse segmento estão os veículos equipados com baterias que podem ser carregadas na tomada de energia elétrica comum. A autonomia é pequena, algo em torno de 32 quilômetros, mas nesse percurso o sistema elétrico opera sozinho, sem necessidade de acionar o propulsor a combustão. O carro Toyota Prius é um exemplo.

Híbrido estendido: seu funcionamento é similar ao recarregável, porém é um hibrido de série, que ativa o motor a combustão para carregar a bateria adicional. O funcionamento do motor a combustão ocorre em regime constante para aumentar a autonomia. O Chevrolet Volt, Opel Ampera e o Volvo ReCharge Concept são modelos assim.

Vantagens e desvantagens

Como toda nova tecnologia, o veículo híbrido tem seus pontos altos, que são o objetivo de todos os projetos das fábricas. O principal deles é a economia de combustível aliada e redução da emissão de poluentes. A vantagem também se dá pelo fato de poder ser abastecido com qualquer tipo de combustível encontrado nos postos de abastecimento. A evolução dos híbridos também já aproveita até mesmo os movimentos, como a recuperação da energia empregada em uma frenagem para carregar a bateria. Os motores a combustão e os elétricos são pequenos, mais leves e muito eficientes.

A desvantagem, no entanto, está nos altos valores cobrados por esses modelos que ainda não entraram no mercado em larga escala. Depois, a pouca autonomia, principalmente das baterias carregadas na rede de energia elétrica. Essas baterias também não oferecem boa durabilidade e têm um alto impacto ambiental, já que não se reciclam.
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