Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Ombudsman

Ombudsman

Quando um título resolve se impor e transformar possibilidade em certeza

Quando um título resolve se impor e transformar possibilidade em certeza
Matéria veiculada no último dia 05 trazia no título: “Assembleia de Deus não vai apoiar candidato a vice de Carlos Brito”. Informação simples, clara, objetiva. Quem a lê entende, de maneira incontestável, que a igreja não vai apoiar o candidato.


No entanto, no corpo da matéria a história é um pouco diferente, como relata o trecho: “(...) o vice de Brito, por não ter solicitado autorização para entrar na disputa eleitoral, pode não ter apoio do templo”.

E, em seguida: “Para saber se a Igreja Assembleia de Deus vai apoiar o nome do pastor Paulo Roberto Alves, no pleito do PSD como vice de Brito, será realizada uma reunião com membros do conselho ainda esta semana”.

No corpo da matéria fica bastante claro que a igreja pode apoiar e pode não apoiar, dependendo das deliberações do conselho. As próprias informações da notícia dão ao título um tom de exagero e de julgamento precipitado. O leitor que se depara com a manchete apenas, sem ler a notícia, vai levar uma informação equivocada.

O título, ao invés de dizer que a Assembleia de Deus “não vai apoiar o candidato” poderia trazer “pode não apoiar o candidato”, “decide se dará apoio ao candidato”, “ainda não apóia o candidato”... Enfim, de diversas outras maneiras que fossem fiéis aos fatos e dessem a justa oportunidade ao leitor de encontrar não só nas matérias, mas, nos títulos, uma informação correta e precisa.

O Ombudsman é o representante do cidadão junto a uma empresa, órgão ou instituição. Na imprensa, funciona como uma ponte entre os leitores e um veículo. Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre o Olhar Direto escreva para ombudsman@olhardireto.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet