Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

epidemia aqui

MT já registra mais de 20 mil casos de dengue com 29 mortes

A Secretaria de Saúde (SES) já registrou de janeiro até hoje, 20.227 casos de dengue clássica. Desse número foram notificados 994 casos graves da doença. O Estado registra até o momento 29 óbitos notificados por casos graves de dengue. Do total de óbitos notificados, 16 casos foram confirmados como sendo casos graves de dengue e 13 casos notificados estão sob investigação.


O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 51.87% de notificações de dengue. No ano de 2008, de janeiro a 27 de maio, os registros foram de 9.734 casos notificados. . Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. 



 Em Cuiabá, os dados referentes a quarta semana de maio do ano de 2009, apontam notificação de 11 óbitos. Desse total, seis foram confirmados como sendo caso grave de dengue, e cinco casos es
tão sob investigação.  Várzea Grande já foram registrados até o momento sete óbitos. Desse total, seis foram confirmados como sendo casos graves de dengue e um caso está sob investigação.

Os municípios que tiveram até o momento notificação de óbitos de casos graves de dengue foram: Tangará da Serra notificou dois óbitos, sendo um confirmado como caso grave de dengue e um está sob investigação. Em Rosário Oeste foram notificados dois óbitos, sendo um  confirmado e outro está sob investigação. No município de Diamantino, foi notificado um óbito  como sendo caso grave de dengue. Em Juara, foi notificado um óbito confirmado como sendo  grave de dengue. Em Nova Mutum também foi notificado um caso, sendo confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Nortelândia, dois casos notificados que estão sob investigação. Em Rondonópolis,  foram dois óbitos notificados que estão sob investigação. 

 Em Várzea Grande, foram notificados 1.461 casos de dengue do tipo clássica. Desse total, 437 foram notificados como sendo casos graves de dengue. Desse total, 84 foram confirmados como casos graves de dengue e 353 casos estão sob investigação.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Controle Estadual da Dengue, Rita Borges, o Estado confirma a reintrodução do DEN2 em Mato Grosso. Devido a essa recirculação desse vírus, é que o Estado vem registrando continuamente casos graves de dengue. Para tanto, o Estado de Mato Grosso continua realizando pesquisas de isolamento viral nos diversos municípios que tiveram notificação de casos graves de dengue.

Rita Borges disse ainda que o Estado de Mato Grosso mantém o alerta sobre a Epidemia de casos graves de dengue e pede a participação dos 141 municípios matogrossenses para que desenvolvam ações estratégicas contidas no Plano Estadual de Contingência da Dengue para que o Estado possa alcançar a redução dos casos graves da doença.

O Estado de Mato Grosso além de pedir a atenção reforçada das prefeituras municipais na tomada de medidas acirradas no controle da dengue, a população também é a principal parceira nesse momento de aumento contínuo de casos graves da doença. O Ministério da Saúde ressalta que a maior arma contra a Dengue é não deixar o mosquito nascer, eliminando de vez todos os possíveis criadouros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet