Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Conselho de segurança alimentar pede reforço na aprovação de políticas sociais

Membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Mato Grosso (Consea-MT) se reuniram com o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) para discutir a melhor maneira de garantir a aprovação dos projetos de cunho social e de recursos para a área alimentar no Plano Plurianual. As alternativas abordadas pelo parlamentar e conselheiros são de inserir a frente de atuação do Consea em alguma Comissão Permanente já existente na Assembleia Legislativa ou de integrar a Frente Nacional de Segurança Alimentar. “A partir das informações que vocês me trouxerem a gente define qual o caminho mais efetivo para alcançar maior atenção na área social”, ponderou o deputado.


Segundo o presidente do Consea-MT, Eudes Ferreira da Costa, o Conselho aprecia projetos e programas que pertencem dentre outras áreas, à segurança, saúde e habitação. “Precisamos agir em muitas situações para que o prato de comida esteja na mesa do cidadão porque se a pessoa é presa injustamente ela deixa de trabalhar para sustentar sua família, se a pessoa paga aluguel, isso também representa menos comida na mesa”, exemplificou Eudes. Ele afirmou que é preciso ter uma Frente de Segurança Alimentar e Nutricional para que os projetos não sejam barrados por outros interesses.

Um exemplo de propositura de cunho alimentar distorcida, citada pelo presidente Eudes, foi o encaminhamento dado no Senado ao Projeto de Emenda à Constituição nº 47, relatado na Câmara pelo deputado federal Carlos Abicalil (PT). “A iniciativa que originalmente visava obrigar a aquisição de no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar na merenda escolar foi aprovada integralmente na Câmara Federal, mas no Senado Federal, alguns senadores interessados na terceirização da merenda escolar, que torna a refeição bem mais cara, interferiram e deturparam a PEC inserindo dezenas emendas”, lamentou Eudes.

O presidente do Consea-MT e a conselheira Vera Albert de Carvalho também destacaram que de 03 a 05 de junho acontecerá no Hotel Fazenda Mato Grosso o 3º Encontro do Centro Oeste de Segurança Alimentar e Nutricional. Participarão conselheiros municipais do interior do Estado e conselheiros estaduais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet