Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

em oficina

Estado discute Plano Nacional de Enfrentamento da da Aids

A SES em parceria o Programa Nacional de DST/AIDS, as Organizações Governamentais, Não Governamentais e Segmentos da Sociedade Civil Organizada realiza entre os dias 08 e 09 de junho, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, a Oficina Estadual para Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de AIDS e das DST entre gays, homossexuais e travestis.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria o Programa Nacional de DST/AIDS, as Organizações Governamentais, Não Governamentais e Segmentos da Sociedade Civil Organizada realiza entre os dias 08 e 09 de junho, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, a partir das 08h, a Oficina Estadual para Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de AIDS e das DST entre gays, homossexuais e travestis.


A oficina acontece em período integral. O objetivo da Oficina é definir estratégias para implementação e execução das diretrizes do Plano Nacional em Mato Grosso, mediante diagnóstico, demandas e experiências locais, além de contribuir para a execução das metas e ações em DST/AIDS para os diferentes segmentos.

“Pretendemos com a realização desta Oficina, em Mato Grosso promover a integração local dos diferentes programas e políticas de construção de um Plano Estadual. Assim será possível elaborar ações positivas para enfrentamento da AIDS entre gays, homossexuais e travestis”, declarou a coordenadora do Programa Estadual de DST/AIDS, Marlene Plaster.

Ao todo serão 25 participantes do Estado, representando Associações da Sociedade Civil, Serviços de Saúde e demais órgãos governamentais. A metodologia proposta será de mesas redondas, palestras, trocas de experiências, trabalhos em grupo e debates.

“O cumprimento e êxito dos compromissos estabelecidos no Plano Nacional, associados ao envolvimento do setor Saúde, nas três esferas de Governo e, sobretudo, na atuação dos gestores garantem uma resposta à epidemia da AIDS cada vez mais eficaz, com políticas inclusivas e de resultado, cujo objetivo final é a redução do número de casos em Mato Grosso e no Brasil, disse Marlene Plaster.

SERVIÇOS 
 
Os órgãos para a realização dos exames de HIV/AIDS são os Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA’s). Em Cuiabá nos seguintes endereços: No Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) na Rua Thogo Pereira S/Nº; no bairro Porto; na Avenida Miguel Sutil nº. 2880; bairro Jardim Paulista; nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, CPAI, Planalto e Pascoal Ramos.

Em Várzea Grande, a população pode encontrar os serviços na Rua 24 de maio, S/Nº, Centro.

Outros municípios que possuem esses tipos de serviços são: Rondonópolis, Diamantino, Juara, Cáceres, Barra do Graças, Tangará da Serra, Confresa, Alta Floresta e Sinop. “Os exames são sigilosos e gratuitos. Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) estão à disposição da população para a realização dos exames. Quando positivo qualquer um dos exames, o paciente é encaminhamento para os Serviços de Assistência Especializada (SAE)”, enfatizou a coordenadora estadual.

Explicando ainda a coordenadora, os Serviços de Assistência Especializada (SAE), fazem o acompanhamento clínico, o fornecimento dos medicamentos e os exames CD4/CD8 e carga viral, tanto para os portadores do vírus como para os doentes. Os municípios que dispõem desse serviço são: Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá. “A intenção do Estado é descentralizar os serviços, para facilitar o atendimento aos usuários do SUS e a adesão ao tratamento”, finalizou Marlene Plaster retificando ainda que é dada ao paciente o direito do seu sigilo

DADOS

 Segundo o Sinan, do ano de 1985 a Junho de 2008, Mato Grosso apresentou registro de 5.722 casos de AIDS. Do número total de registros de Mato Grosso, nessa série histórica, 3.381 casos são do sexo masculino e 2.341 do sexo feminino. Desse total de casos registrados em Mato Grosso, 8.7% ocorrem na população de 50 anos ou mais. Os óbitos por AIDS, nesse período de 1985 a 2008, chegaram a 1.390 casos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet