Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Audiência debate melhorias na vida dos idosos

Políticas sociais e de assistência aos idosos foram debatidas em audiência pública nesta quinta-feira, 28, às 9h, no plenário das deliberações da Câmara Municipal de Várzea Grande.


Requerida pelo vereador e presidente do parlamento municipal, Wanderley Cerqueira (PR), o evento contou com a participação do Dr. Abel Balbino Guimarães – juiz da comarca de Várzea Grande, Dr. Carlos Eduardo Silva - promotor e representante o Ministério Público, Sr. Guilherme da Silva Queiroz – diretor presidente da FEMAPI – Federação Mato-grossense dos Aposentados e pensionistas p/idosos, Srª Noêmia Pereira Alves – presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Júlio Marques Pacheco – diretor da União Transportes Ltda, Diney Ribeiro de Campos, presidente da AVDF – Associação Várzea-grandense dos Deficientes Físicos, ver. Wiltinho Coelho – Secretário Municipal de Promoção e Assistência Social, entre estudiosos, organizações referentes ao assunto, população e imprensa.

O presidente da Casa de Leis já vem há muito tempo realizando ações de cunho voltado para o idoso, onde foi o primeiro presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), no município.

“Já desenvolvi diversas ações de cunho social, para a melhoria de vida da população idosa do município. Onde fiz vistorias no Terminal Andre Maggi, no INSS e em locais de moradia dos mesmos, constatando a real necessidade de mudanças, e é isso que proponho nesta audiência”, salienta Wanderley Cerqueira.

O promotor ressalta que já existe no MP de Várzea Grande, uma diretoria voltada para o a classe, tendo como preocupação difundir o Estatuto do Idoso. “Esta audiência tem grande relevância na discussão de assuntos tão importantes em relação aos idosos”, frisa Carlos Eduardo.

Os principais assuntos debatidos foram transporte coletivo, a situação da perspectiva do atendimento pelo SUS, projetos e dentre outros.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no mundo, o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tem crescido rapidamente, enquanto o de nascimentos tem diminuído.

E no Brasil, a situação não é tão diferente, onde o percentual de idosos está bem próximo a superar o número de crianças e jovens. Dessa forma e das diversas reclamações ouvidas pelo presidente da Casa de Leis, foi que se deu a importância desta audiência.

A presidente do Conselho Municipal dos Idosos de VG, Noêmia Pereira Alves diz estar contente com o rumo que tomou a audiência e os assuntos debatidos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 34 anos, a população brasileira praticamente dobrou em relação aos 90 milhões de habitantes da década de 1970 e, somente entre 2000 e 2004, aumentou em 10 milhões de pessoas.

Cerqueira frisa que haverá outras audiências para debater interesses sociais na Câmara Municipal de VG.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet