Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Turismo

História de amor diferencia Ilha Mulheres de outros paraísos

História de amor, natureza e ruínas seculares caracterizam Isla Mujeres (ou Ilha Mulheres), a 13 quilômetros de Cancún, no mar do Caribe mexicano. Estreita (tem cerca de sete quilômetros de extensão por 500 metros de largura), a ilha chama atenção pelas praias, onde é possível nadar lado a lado com golfinhos. Mas tem muito mais que isso.


Não espere encontrar um harém só por causa do nome. Até 1517, quando chegaram os colonizadores espanhóis, a ilha era um local especial de culto dos maias à deusa da lua e da fertilidade, Ixchel. Era lá que as garotas faziam a peregrinação do ritual de passagem para a fase adulta. E as imagens femininas espalhadas por todo seu território inspiraram os europeus a batizar o local.

Dessas imagens, pouco restou. Apenas o templo dedicado à Ixchel, no extremo sul da Ilha é um dos poucos vestígios sobreviventes à colonização e a catástrofes que agrediram o local, como o furacão Gilbert de 1988.

O que coloca esse pedaço do Caribe nos roteiros de lua-de-mel é a Fazenda Mundaca, construída no século XIX por causa de uma paixão não correspondida. Fermín Antonio de Mundaca, ex-pirata e traficante de escravos, refugiou-se na ilha por volta de 1860 e se apaixonou por uma nativa três décadas mais jovem que ele. Para cortejá-la, ordenou a construção da fazenda, que ocupa 40% do território. A moça casou-se com outro homem, e Mundaca partiu para Mérida, no México continental. O desgosto do fazendeiro faz hoje a alegria do turista. Mundaca deixou intactos os poços, jardins e arcos, atualmente abertos para visita.

Para ter contato direto com a fauna local, o melhor é seguir para as praias do sul da Ilha, onde se concentram tartarugas marinhas e golfinhos. Mergulhar apenas com snorkel já permite observar e interagir com os animais que habitam um cenário formado por barreiras de corais.

Um dos locais propícios para a prática do mergulho é o Parque Natural Garrafón, que complementa o imenso mar a sua volta com tanques próprios. As diárias custam entre US$69 e US$200, variando de acordo com as atrações incluídas.

Para mais informações sobre o local, consulte opções de hotéis em www.isla-mujeres.com.mx/english/hotels.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet