Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Tudo Florido

Festival de Flores traz mais de 200 tipos plantas com preços baixos

Festival de Flores traz mais de 200 tipos plantas com preços baixos
A Praça da República, no centro de Cuiabá, tem amanhecido florida, perfumada e com um movimento além do comum. É a sexta edição do Festival das Flores, que toma a Praça desde a última quinta-feira e segue até sete de junho.


O Festival, que já é sucesso por aqui, traz neste ano 207 tipos diferentes de plantas, que vão desde as mais tradicionais roseiras, passando pelas samambaias e chegando às plantas mais raras e exóticas, como as carnívoras. A diversidade de cores, tamanhos, texturas e aromas é incrível. Para quem gosta de plantas, é um “vaso cheio”, com o perdão do trocadilho.

Além da variedade de espécies, o espaço também comercializa vasos, terra preta, adubo, enfeites para jardim, embalagens para presente, enfim, alguns acessórios que envolvem a jardinagem.

As plantas são todas provenientes de Holambra e trazem aos consumidores cuiabanos um preço bastante acessível: alguns produtos estão até 60% abaixo do mercado. O festival é uma realização da Casa da União Santa Luzia, entidade beneficente, e tem como objetivo popularizar o hábito de cultivar flores e plantas ornamentais entre a população mato-grossense e dar continuidade nos trabalhos beneficentes desenvolvidos pela entidade.

O Festival tem sido realizado com sucesso em diversas capitais do país. No ano de 2004, na primeira edição de Cuiabá, o público foi de aproximadamente 100 mil pessoas. Já em 2006 esse número havia chegado a 200 mil.

O Festival das Flores acontece diariamente, das 09h às 21 horas, até o dia 07 de junho, na Praça da República, Centro de Cuiabá. O pagamento pode ser efetuado em dinheiro ou cheque.


A Entidade

A Casa da União Santa Luzia, fundada em 1993, é entidade assistencial de cunho beneficente e sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Estadual, através da Lei nº. 7.628/2002, e Inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de acordo com o artigo 9º da Lei nº 8.742 de 07/12/1993, com Sede em Cuiabá-MT e Unidades Assistências em Alta Floresta-MT e Barra do Garças-MT.

Atualmente tem cerca de 350 sócios e vem realizando trabalhos de caráter beneficente, nas seguintes áreas de Educação (Projeto Luz das Letras, projeto elaborado pela CEB - Centrais Elétricas de Brasília, que vem atendo adultos analfabetos e semi-analfabetos e Projeto de Inclusão Digital para adolescentes e jovens na faixa etária entre 14 e 19 anos), Saúde (com palestras, atendimentos médicos e laboratoriais, doação de medicamentos e atividades de saúde preventiva) e Assistencial (com distribuição de cestas básicas, roupas e agasalhos).

Holambra, terra das flores

Holambra conquistou o título de "Cidade das Flores" por meio do trabalho e persistência dos pioneiros holandeses que se instalaram na região após o final da Segunda Grande Guerra. Enquanto se adaptavam ao novo modo de vida, iniciaram o plantio de gladíolos, dando início ao cultivo e comercialização vitoriosos de flores e plantas, com base no sistema cooperativista.

Técnicas especiais de plantio e cultivo, como a produção em estufas, trazidas diretamente da Holanda, foram determinantes para que a produção local de flores e plantas atingisse níveis de qualidade altíssimos, semelhantes ao europeu, e conquistasse definitivamente todo o mercado brasileiro.

A partir da implantação do sistema de comercialização através dos leilões, conhecido como Veiling, a produção de flores e plantas aumentou e se expandiu, inclusive, para o mercado externo, levando o nome de Holambra além das fronteiras brasileiras e firmando nacionalmente o status de Cidade das Flores a esse município, que hoje conta com cerca de 300 produtores rurais e é responsável por aproximadamente 40% da comercialização nacional do setor (fonte: Holambra Turismo).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet