Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias

Ao pôr-do-sol, sanfoneiros promovem benção musical ao Velho Chico

Targino Gondim é o autor de "Esperando na Janela", que se tornou um dos maiores hits do forró contemporâneo na voz de Gilberto Gil. A culpa disso, diz Targino, é de Regina Casé. Que arrastou para o forró a equipe de "Eu, Tu, Eles" durante a filmagem do longa de Andrucha Waddington, em Juazeiro (BA). Targino foi convidado a participar do filme e sua música acabou na trilha do filme, gravada por Gil.


Targino é o curador do 1º Festival Internacional da Sanfona. Que anteontem à tarde teve seu momento mais bonito até agora, quando 12 sanfoneiros tocaram "Asa Branca" em coro, a bordo de uma barcaça sobre o velho Chico, na hora do pôr-do-sol.

Sanfoneiros embarcam em um passeio musical pelas águas do rio São Francisco, o Velho Chico, pouco antes do pôr-do-sol
E, como tudo o que acontece por aqui, foi espontâneo. Aconteceu quase por acaso.

Tocaram juntos mestres como Raimundinho do Acordeão, Cicinho de Assis (que já foi da banda de Gilberto Gil), a linda e talentosa sanfoneira e cantora paraibana Lucyane Alvese e o próprio Targino. E os iniciantes Maylammes, de 15 anos, e Laudeidsom, de 9 anos, este parecendo que já tem o gene da sanfona aflorado. Ele passou todo o tempo concentrado, alheio à festa, colado à sanfoninha de oito baixos. Até mesmo o italiano erudito Mirco Patarini, que desde o começo do festival resistia a entrar no forró, sucumbiu à "Asa Branca" sobre o rio mais brasileiro de todos.

Na noite de quarta-feira, uma palestra lotada sobre a trajetória de Sivuca, que lotou o salão de convenções do Grande Hotel por duas horas. O evento foi comandado pela filha do compositor, Flavia Barreto, e pelo jornalista Fernando Gasparini. Sivuca é um dos homenageados do festival junto com Luiz Gonzaga.

O talento mirim Laudeidson da Costa, de apenas nove anos, se concentra durante a execução do clássico "Asa Branca" no barco
Pneu

Na quarta à tarde chegou Peu Meurray --diga-se Peú Meu Rei--, percussionista baiano que inventa e constrói ele mesmo seus próprios instrumentos, todos à base de pneu. É a união da reciclagem, da percussão e da "pneumática", como ele diz. Meurray tem um espaço em Salvador, o Galpão Cheio de Assunto, com estúdio, oficina e palco.

Mais à noite, Dominguinhos finalmente estacionou sua Toyota Hilux em frente ao Grande Hotel de Juazeiro, após atravessar 700 quilômetros de caatinga sozinho, vindo de Recife (PE).

Sanfoneiros experientes e novatos se reuniram para tocar clássicos do baião durante o passeio de barco pelo São Francisco
O herdeiro musical de Luiz Gonzaga não viaja de avião. A coisa é séria mesmo, ele contou.

"A última vez que voei foi com Luiz Gonzaga". O rei do baião faleceu em 1989, logo isso aconteceu há pelo menos uns 20 anos. Depois Dominguinhos cismou de vez com a máquina de asas. Já teve até que quebrar contratos por conta do medo.

Mesmo assim, faz planos de excursionar pela Europa. "Estou me preparando para ir de navio". Mas a verdade é que, aos 68 anos, ela começa a cansar da estrada e das viagens longas --costuma guiar de São Paulo, onde mora, para o Nordeste, às vezes sozinho. E está considerando voltar a encarar os ares.

Dominguinhos participou ontem à noite da gravação do DVD de Targino no Centro de Cultura João Gilberto, e hoje toca na orla de Juazeiro, sempre em apresentações gratuitas.

Caio Vilela/Folha Imagem

Número de música e dança antecedeu o show de gravação do DVD de Targino Gondim, curador do 1º Festival Internacional da Sanfona
O mestre se lembrou de Targino, pequeno, circulando na fazenda de Luiz Gonzaga. "Acho que é o sanfoneiro que mais conhece música antiga do Gonzaga".

Ontem, na hora do café da manhã, ainda se ambientando, não sabia ainda direito o que ia fazer no Festival da Sanfona: "Não trouxe banda, mas Cicinho tá aí, aquele que tocou com Gil. Ele ofereceu um zabumbeiro pra tocar comigo. A gente se arruma".

Aqui em Juazeiro, tudo acontece assim, no espírito de cooperação e na alegria.

O Festival vai até sábado (21). Hoje haverá uma oficina de sanfona de oito baixos com Luizinho Calixto, e, ainda, show campal com Elba Ramalho, Dominguinhos, Orquestra Sanfônica de Aracaju e outros convidados. Veja a programação no site oficial: www.festivaldasanfona.com.br. Todas as atividades são gratuitas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet