Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

Belém contesta escolha de cidades-sedes e diz que Fifa não é séria

O anúncio de que Belém (PA) não sediaria jogos da Copa do Mundo de 2014 já era esperado, mas, mesmo assim, despertou a ira das autoridades locais --e não impediu que ao menos 20 mil pessoas lotassem no domingo a maior praça da cidade para acompanhar o anúncio da Fifa.


A festa, organizada pelo governo de Ana Júlia Carepa (PT), atraiu milhares de pessoas desde a manhã, mesmo com a expectativa de que Manaus (AM) seria escolhida como a sede amazônica.

Confirmada, a derrota de Belém foi comunicada por meio dos alto-falantes de um trio elétrico, mas não gerou grande comoção na multidão, que continuou bebendo cerveja e dançando ao som de uma banda de ritmos regionais.

Já Lúcia Penedo, coordenadora do grupo de trabalho que gastou R$ 2,5 milhões em projetos e estudos para tentar trazer a Copa de 2014 para Belém, chorou ao saber do resultado e chamou a decisão anunciada nas Bahamas de "deslealdade".

"O sentimento que me assola é falta de credibilidade da Fifa. Não é uma entidade séria", afirmou a coordenadora.

Para Lúcia Penedo, o que definiu a escolha foi o lobby do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e de grandes empresas, como Sony e Coca-Cola, que têm fábricas em Manaus. Se forem contados apenas os critérios técnicos, disse ela, Belém é mais bem preparada.

"O que houve foi um interesse político muito forte", afirmou Lúcia, referindo-se à hipótese --ventilada no noticiário político local-- de que Eduardo Braga (PMDB), governador do Amazonas, venha a apoiar uma possível candidatura de Serra à presidência, no ano que vem.

Em relação às empresas, afirmou que elas vão patrocinar o campeonato e que, por isso, têm grande influência na Fifa.

No final da tarde de ontem, a reportagem não conseguiu localizar representantes de nenhuma das duas empresas.

A assessoria de Braga negou que ele tenha sido favorecido pelo tucano e disse que o peemedebista é da base aliada do presidente Lula. Já a assessoria de Serra não ligou de volta, até o momento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet