Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

campus agitado

Alunos da UFMT protestam contra violência de guardas e são ameaçados (Atualizada)

Estudantes fazem neste momento um manifesto na Universidade Federal de Mato Grosso. Pneus queimados estão sendo usados para barrar as vias de acesso da universidade.

01 Jun 2009 - 10:50

Da Redação/Jardel Arruda, Lucas Bólico e Kelly Martins

Estudantes fazem neste momento um manifesto na Universidade Federal de Mato Grosso. Pneus queimados estão sendo usados para barrar as vias de acesso da universidade. Impedindo a entrada e saída de carros no local. A policia chegou há poucos instantes.


Trata-se de um protesto pela ação de seguranças terceirizados da UFMT que teriam espancado alguns alunos após as manifestações contra a reitoria. Eles também são contra a privatização do Restaurante Universitário, o R.U. Medida cuja reitora Maria Lúcia já sinalizou a favor. Durante o manifesto, vários alunos sofrem ameaças dos mesmos guardas.

Os manifestantes também pedem mais democracia na faculdade. Eles lembram a decisão quase ditatorial da reitora que, segundo eles, optou pelo novo vestibular sem consultar o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). 

Estudantes que não aderiram ao manifesto tentam sair da universidade por vias ‘alternativas’ – ruas que normalmente são fechadas com placas. Para evitar, os manifestes bloquearam também essas vias com pedaços de paus.

Violência e depredação

Enquanto os protestantes bloqueavam as vias alternativas, um estudante que não aderiu ao manifesto jogou o carro contra o bloqueio na tentativa de sair da UFMT. No ato, ele quase atropelou um dos manifestantes.

A ação despertou ainda mais a revolta dos  outros alunos, que subiram no carro e começaram a chutá-lo. O motorista também sofreu ameaças mas se matem em segurança dentro do carro.

Mais informações em instantes/atualizada às11h36
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet