Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

PJC apresenta resultado de pesquisa realizada com líderes comunitários de Várzea Grande

A Polícia Judiciária Civil (PJC) reuniu, no sábado no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC Leste) do Parque do Lago, representantes de bairros e líderes comunitários de Várzea Grande. O encontro serviu para a Polícia Civil mostrar aos presidentes das associações de moradores de bairros o resultado de uma pesquisa realizada no município sobre os principais problemas enfrentados em cada comunidade.


Os representantes dos bairros responderam um questionário que possibilitou a Polícia Civil conhecer e mensurar os maiores anseios da população. A comunidade propôs no questionário, como uma das principais sugestões de melhoria, a presença da polícia nos bairros.

O diretor geral da PJC, José Lindomar Costa, participou do encontro e esclareceu quais são os trabalhos que a PJC vem desenvolvendo para melhorar a Segurança Pública, além de tirar as dúvidas do público presente. “É muito valiosa essa interação entre a comunidade os órgãos da segurança”, acrescentou o diretor.

Entre as propostas da Polícia Civil para melhorar a Segurança, está a de ampliar os serviços da PJC nas Bases Comunitárias, aumentando o efetivo para um delegado, um escrivão e dois investigadores. José Lindomar afirmou ainda que a Polícia Civil está buscando solucionar os problemas de Várzea Grande. “A mudança só acontece com a participação da sociedade”, frisou o diretor.

Para o presidente da União Várzea-grandense de bairros (Univab), Lázaro Nóbrega, a iniciativa da PJC em realizar essa pesquisa, onde a comunidade e a Polícia trabalham em comum acordo para resolver os problemas dos bairros, é muito importante para toda a população”, salientou.

Uma das propostas dos presidentes de bairros foi o estabelecer um horário para as crianças ficarem nas ruas e também para o fechamento dos bares. Outra reivindicação foi a criação de um ponto de ônibus próximo ao Cisc Leste, que atende 94 bairros da região do Parque do Lago, o que facilitaria o acesso da população para registrar ocorrência.

Esta foi a décima reunião com representantes de bairros realizada este ano, no CISC do Parque do Lago. De acordo com o coordenador do Cisc Leste, delegado José Abdias Dantas, todos os encontros tiveram o objetivo de reduzir a violência no município. “A PJC está buscando junto com a comunidade resolver os problemas e estamos conseguindo, pois através dessa pesquisa poderemos direcionar os trabalhos e obter resultados positivos. A Segurança Pública é o elo entre a comunidade e o Poder Público”, ressaltou o Abdias.

Dados estatísticos revelam que o índice de violência vem reduzindo em Várzea Grande, sobretudo, os homicídios, que estão abaixo do ano passado, e um dos fatores pode estar no trabalho junto à comunidade. De janeiro a maio deste ano foram 31 homicídios ocorridos em Várzea Grande, 12 registros a menos no mesmo período de 2008, que teve 43 casos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet