Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mega evento será realizado em MT por requerimentos de deputado

A Casa Civil e o programa de Desenvolvimento Regional MT Regional atenderam aos Requerimentos nº 086/2009 e nº 1975/2008, de autoria do deputado estadual Alexandre Cesar (PT), que pediam a realização de evento do Instituto Frutal em Mato Grosso, de apoio e fomento à fruticultura, floricultura e agroindústria. O governo do Estado demonstrou interesse, entrou em contato com o Instituto sediado em Fortaleza (CE) e obteve resposta do diretor geral do Frutal, Fernando Antonio Mendes Martins, que inclusive já propôs a data e o local de realização do evento.


O diretor do Instituto encaminhou um projeto institucional para a promoção do ‘Frutal Centro-Oeste’ no período de 26 a 28 de novembro deste ano no Centro de Convenções do Pantanal em Cuiabá. Ele enfatizou que a feira será uma realização do Instituto Frutal e do governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), da Secretaria de Projetos Estratégicos (SEP-MT), do MT Regional e com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

“O evento vai ressaltar a importância do Centro-Oeste brasileiro no cenário nacional e internacional como produtor e exportador de frutas, flores e produtos da agroindústria”, afirmou Fernando Martins. Ele declarou que essa parceria irá promover a Amazônia Brasileira como um ecossistema único de sabores e produtos especiais e tudo com a experiência de 15 anos do Instituto Frutal.

Um exemplo visível da força do evento promovido pelo Instituto Frutal, com a capacitação dos produtores, foi constatado no crescimento da exportação de sucos de frutas no Ceará após 1994. O Estado exportou cerca de US$ 800 mil, sendo naquele ano o 23º exportador nacional e em 2008, o Ceará exportou US$ 132,2 milhões, sendo o 3º maior exportador nacional.

Além de montar uma feira de negócios, o evento do Instituto Frutal contará com encontros de negócios, onde renomados profissionais de todo o Brasil e exterior estarão ministrando e coordenando a realização de palestras, cursos técnicos, seminários setoriais e painéis. “Trata-se de um evento de grande porte, regular, com histórico que atinge dezesseis anos e que atende a demanda de seus clientes maiores, que são professores, técnicos de pesquisa e de extensão rural, empresários, produtores e outros do ramo de negócio”, explicou o diretor do Frutal.

Ele afirmou ainda que os impactos esperados serão a capacitação e qualificação profissional de 9 mil participantes em ações de geração de pesquisas e difusão tecnológica, contribuindo posteriormente, para a sustentação do agronegócio da Amazônia Legal e consequente geração de emprego e renda.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet